Crédito de imagem: krisanapong detraphiphat/Getty Images/reprodução

A economia brasileira cresceu 2,5% entre junho de 2023 e junho de 2024, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 3 de setembro. A ascensão colocou o país em sexto lugar no ranking das economias do G20 que mais cresceram em 2024. O Produto Interno Bruto (PIB), que soma todas as riquezas de determinada nação, chegou a 2,9 trilhões de reais.

Os dez países do G20 que mais cresceram nos últimos 12 meses*:

Índia – 6,7%

Indonésia – 5,05%

China – 4,7%

Rússia – 4%

Estados Unidos – 2,8%

Brasil – 2,5%

Turquia – 2,5%

Coreia do Sul – 2,3%

Canadá – 2,1%

México – 2,1%

*África do Sul, Argentina, Austrália e Japão ainda não divulgaram dados no segundo trimestre.

O crescimento do último ano surpreendeu especialistas e até o Fundo Monetário Internacional (FMI), que esperava um aumento de 2,1%.

O PIB é calculado levando em consideração todas as atividades produtivas de um país, além da arrecadação de impostos e do consumo. A alta do PIB brasileiro foi impulsionada pelo setor de indústrias, que cresceu 2,6%, com destaque para eletricidade, gás, água, esgoto e atividades de gestão de resíduos. O setor de serviços, que engloba atividades financeiras, comércio, transporte e saúde, entre outros, também teve elevação de 2,6%. Diferentemente dos últimos trimestres, o agronegócio permaneceu estável, sem crescimento.

Além dos setores produtivos, a arrecadação de impostos impacta na economia. Em março de 2024, o Brasil bateu o recorde de 190,6 bilhões de reais recolhidos. Em paralelo, a taxa de desemprego chegou ao menor nível já registrado em um trimestre: 6,8% (7,4 milhões de pessoas sem ocupação), cerca de 1,1% menor do que em 2023, ou seja, mais pessoas estão gerando riqueza para o país.

Quando a produtividade é alta e mais cidadãos estão trabalhando, o consumo tende a crescer. Foi o que aconteceu no trimestre analisado: na comparação anual, o consumo das famílias subiu 3,7% e o do governo, 2,4%.

Esse novo cenário econômico, segundo especialistas, sinaliza que o Brasil e o mundo estão se recuperando do período de instabilidade causado pela pandemia de covid-19. Na época, a maioria dos países teve um aumento de gastos e muitos se endividaram para criar medidas para estimular a economia durante as restrições severas.

Você conhece o G20? Apesar do nome, o “Grupo dos Vinte” é atualizado constantemente com a entrada de novos membros. Hoje, o G20 reúne 19 países e dois blocos de nações com as maiores economias do mundo. São eles: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia, União Africana e União Europeia.

Glossário

PIB: o Produto Interno Bruto é a soma de tudo o que um país produz em bens e serviços em determinado período, geralmente um ano.

Fontes: IBGE, G20, BBC, CNN e Valor Econômico.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido