Governo brasileiro pretende reduzir emissões de GEEs em até 67%
No dia 13 de novembro, o Brasil apresentou uma nova meta climática na 29ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 29, que está sendo realizada em Baku, no Azerbaijão. A meta faz parte da nova Contribuição Nacional Determinada (NDC, na sigla em inglês) do país e prevê uma redução na emissão dos Gases de Efeito Estufa (GEEs).
As NDCs são documentos que registram os principais compromissos e contribuições de cada país signatário do Acordo de Paris, que tem como objetivo manter o aquecimento do planeta Terra abaixo dos 2°C (graus Celsius) até o fim do século.
O vice-presidente Geraldo Alckmin e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, entregaram oficialmente a NDC atualizada do Brasil à ONU. De acordo com o documento, a previsão é de que o Brasil reduza as emissões de GEEs entre 59% e 67% até 2035, tendo como base os níveis de 2005.
Segundo o governo federal, esse número equivale de 850 milhões a 1,05 bilhão de toneladas de dióxido de carbono (CO2).
De acordo com comunicado publicado pelo Ministério das Relações Exteriores, o Brasil visa não só apenas cumprir seu compromisso climático, como também se tornar um polo de referência global em prosperidade, sustentabilidade e desenvolvimento.
Glossário:
Acordo de Paris: tratado internacional assinado por 195 países pertencentes à Convenção-Quadro das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC, na sigla em inglês), durante a Conferência das Partes (COP 21), realizada em Paris, na França. Tem como objetivo estabilizar as concentrações de GEEs na atmosfera e combater o aquecimento global, limitando o aumento da temperatura média global abaixo de 2°C em relação aos níveis pré-industriais.
Fontes: IstoÉ, G1 e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.