Com 1.219 atletas atuando fora do país em 1º de maio de 2022, o Brasil é o país que mais envia jogadores profissionais de futebol para o exterior. É o que diz uma pesquisa publicada em maio e coordenada pelo Cies Football Observatory, grupo que estuda o esporte e analisou 135 ligas de futebol pelo mundo. O segundo colocado é a França, com 978 jogadores, e em terceiro lugar está a Argentina, com 815.

O principal destino dos craques brasileiros é Portugal — cerca de 18% dos que estão fora do Brasil jogam por lá. Só o time português FC Arouca tem, atualmente, dez jogadores do país, entre titulares e reservas. A seleção de Portugal conta até com um luso-brasileiro (filho de pais brasileiros e portugueses): Otávio Edmilson, que nasceu em João Pessoa (PB), começou a carreira em times do Brasil e agora atua ao lado do craque Cristiano Ronaldo.

Ainda de acordo com a pesquisa, desde 2017, houve um aumento significativo na quantidade de jogadores estrangeiros atuando nas 135 ligas analisadas: eram 11.983 em maio de 2017 e passaram a ser 13.929 em maio de 2022 (aumento de 16%).

Fontes: Exame, Cies Football Observatory, O Gol, O Globo e Placar.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 188 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido