Uma pesquisa divulgada em setembro, feita com 23 países, concluiu que o Brasil é a nação com o maior percentual de otimistas no planeta. Enquanto 76 a cada 100 brasileiros se consideram otimistas, nos outros países a média é de 56 a cada 100 pessoas. Os brasileiros depositam o otimismo em áreas nas quais acreditam que haverá melhorias no futuro, como novas oportunidades por meio da educação, sustentabilidade e segurança nos transportes.

O estudo entrevistou mais de 20 mil pessoas e foi encomendado pela Expo 2020 Dubai (evento que será realizado entre outubro de 2020 e abril de 2021, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com o tema “Conectando mentes, criando o futuro”) e conduzido pela empresa de pesquisas YouGov. Alguns dos outros países ouvidos foram: Argentina, China, Estados Unidos, França, Nigéria e Omã.

Foco na educação
A maioria dos entrevistados brasileiros apostou na educação como ferramenta para um futuro melhor: 68% afirmaram que ter conhecimento e acesso à educação são fatores essenciais para obter mais oportunidades nos próximos 30 anos.

Na média entre os países ouvidos na pesquisa, as principais apostas para que o mundo se torne um lugar melhor no futuro se dividiram entre temas como acesso à educação (62% dos entrevistados), oceanos livres de plástico (60%) e transporte de energia limpa, que não polui o ambiente (56%).

Fontes: Agência Brasil, Época e Expo 2020 Dubai

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 139 do jornal Joca.

Enquete

Há quanto tempo você é leitor do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email