A skatista Pamela Rosa durante uma competição. Foto: Instagram/ Reprodução.
A skatista Pamela Rosa durante uma competição. Foto: Instagram/ Reprodução.
A skatista Pamela Rosa durante uma competição. Foto: Instagram/Reprodução

A brasileira Pamela Rosa, de 20 anos, venceu a final do mundial de skate street, no Parque Anhembi, na cidade de São Paulo, no dia 22 de setembro. Pamela terminou com 25.2 pontos, na frente da também brasileira Rayssa Leal, de 11 anos, que somou 24.3 pontos e ficou com a segunda colocação. O terceiro lugar foi para a japonesa Aori Nishimura, de 18 anos, com 21.6 pontos.

“Estou muito feliz. Consegui o título tão esperado aqui no Brasil, em São Paulo. Essa torcida maravilhosa… Só tenho a agradecer a todos pelo carinho”, comemorou Pamela.

No masculino, os brasileiros não subiram ao pódio. O melhor colocado foi Kelvin Hoefler, que terminou na quarta colocação. Nyjah Houston, dos Estados Unidos, ficou com o ouro.

Mundial de skate park
A capital paulista também foi palco do mundial de skate park. Na final, realizada no dia 15 de setembro, no Parque Cândido Portinari, o brasileiro Luizinho Francisco, de 18 anos, terminou em segundo lugar, com 85.5 pontos.

“Sem palavras para descrever a competição, foi mágico. Todos me apoiaram até o final”, disse ele, que ficou atrás apenas do norte-americano Heimana Reynolds, de 21 anos, que obteve 88 pontos. O terceiro lugar foi para outro brasileiro, Pedro Quintas, de 17 anos, com 85 pontos.

No feminino, o ouro foi para a japonesa Misugu Okamoto, de 13 anos. Dora Varella, a brasileira com o melhor desempenho na disputa, terminou em sexto lugar.

As competições realizadas em São Paulo contaram pontos na classificação para a Olimpíada de Tóquio, no Japão, em 2020, que será a primeira a ter skate nas disputas. O Brasil poderá levar até 12 atletas da modalidade aos jogos.

Skate park x street park

Park:
possui elementos feitos exclusivamente para a prática da modalidade. Tem bowls (pistas em formato de piscina) e rampas de vários tamanhos. Também pode ter elementos de street.

Street: a pista simula obstáculos de rua, como rampas, corrimões e escadarias.

Quais são as regras para um atleta de skate se classificar para a Olimpíada?

Encerrada a segunda janela, os 20 primeiros colocados do ranking mundial vão para a Olimpíada, sendo que:

– Cada país só pode levar três atletas de cada modalidade de skate (park ou street).

– O Japão, por ser a sede do evento, tem direito de levar um atleta, mesmo que ele não esteja entre os 20 primeiros do ranking mundial.

– É preciso ter, pelo menos, um atleta de cada continente em cada modalidade. Se não houver nenhum skatista da Europa, por exemplo, entre os top 20, o atleta europeu com o melhor desempenho no ranking mundial será classificado.

– Em maio de 2020, Londres, na Inglaterra, receberá a última etapa de qualificação para a Olimpíada. Os três primeiros colocados no evento disputarão os Jogos Olímpicos, independentemente da posição no ranking mundial.

Fontes: Confederação Brasileira de Skate, Folha de S.Paulo e Globo Esporte.

Enquete

Qual é o acontecimento mais esperado de 2020?

Comentários (4)

  • dms57

    1 mês atrás

    Sua escrita me fez pensar em que e tao legal o mundo de skate. Eu gostaria de entender quals truques sao melhores do que outros.

  • Caroline Bueno

    1 mês atrás

    Uau! Parabéns para os brasileiros que participaram da competição! Parabéns em especial para a Pamela Rosa que venceu! Alunos do 2º ano da Maple Bear Jaguaré

  • Júlia Guimarães de Toledo

    1 mês atrás

    Eu não sei como a Pamela venceu pq eu ñ sei andar de skate

  • Clara Azevedo Machado

    2 meses atrás

    Que legal ? porque os skatistas ? precisam de muita habilidade e agilidade para ganhar

Compartilhar por email