Entre os dias 18 e 27 de agosto, foram realizados em Birmingham, na Inglaterra, os Jogos Mundiais da Ibsa (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes Para Cegos). A competição teve a participação de mais de 1.250 atletas (de 70 países), que disputaram diversas modalidades.

Dentro do torneio também foi realizada a Copa do Mundo de futebol de cegos, que teve o Brasil na terceira colocação da modalidade masculina, após vencer a Colômbia por 7 a 1. A equipe está classificada para a Paralimpíada de Paris, na França, em 2024.

Willians Araújo trouxe o ouro para o Brasil na categoria para atletas com mais de 90 quilos | #pracegover: Willians, de quimono branco, durante disputa no tatame com adversário, que usa quimono azul. Crédito de imagem: reprodução Meta

Dois ouros
O time brasileiro de judô trouxe para casa nove medalhas, com direito a dois ouros. Willians Araújo subiu ao lugar mais alto do pódio na categoria peso-pesado (para atletas acima de 90 quilos) e cego total. A seleção feminina também ficou em primeiro lugar, na competição coletiva de judô.

E ainda teve um bronze para a seleção brasileira feminina de goalball, que venceu o Canadá, no último dia da competição. No goalball, cada equipe é formada por três atletas e o objetivo é fazer gols a partir de arremessos com as mãos.

No encerramento do torneio, o presidente da Ibsa, Ilgar Rahimov, celebrou a realização dos Jogos. “Há uma semana, desafiei vocês, nossos atletas, a emocionar e inspirar o mundo. Vocês certamente fizeram isso. Vi excelência todos os dias”, disse ele.

OS JOGOS MUNDIAIS DA IBSA
A Ibsa realiza a competição desde 1998. Além de reunir os melhores atletas cegos nas modalidades disputadas, muitas provas garantem classificação ou pontos que levam à participação nos Jogos Paralímpicos.

AS EDIÇÕES ANTERIORES

1998, MADRI, ESPANHA: 719 atletas, 71 países

2003, QUEBEC, CANADÁ: 813 atletas, 57 países

2007, SÃO PAULO, BRASIL: 951 atletas, 61 países

2011, ANTÁLIA, TURQUIA: 911 atletas, 60 países

2015, SEUL, COREIA DO SUL: 1.626 atletas, 57 países

2019*, FORT WAYNE, ESTADOS UNIDOS: 400 atletas, 40 países

*Edição limitada a goalball e judô.

Fontes: Agência Brasil, Comitê Paralímpico Brasileiro, Federação Internacional de Esportes Para Cegos, GE e Judô Rio.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 211 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido