As vitórias vieram no futebol, judô e goalball
Entre os dias 18 e 27 de agosto, foram realizados em Birmingham, na Inglaterra, os Jogos Mundiais da Ibsa (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes Para Cegos). A competição teve a participação de mais de 1.250 atletas (de 70 países), que disputaram diversas modalidades.
Dentro do torneio também foi realizada a Copa do Mundo de futebol de cegos, que teve o Brasil na terceira colocação da modalidade masculina, após vencer a Colômbia por 7 a 1. A equipe está classificada para a Paralimpíada de Paris, na França, em 2024.
Dois ouros
O time brasileiro de judô trouxe para casa nove medalhas, com direito a dois ouros. Willians Araújo subiu ao lugar mais alto do pódio na categoria peso-pesado (para atletas acima de 90 quilos) e cego total. A seleção feminina também ficou em primeiro lugar, na competição coletiva de judô.
E ainda teve um bronze para a seleção brasileira feminina de goalball, que venceu o Canadá, no último dia da competição. No goalball, cada equipe é formada por três atletas e o objetivo é fazer gols a partir de arremessos com as mãos.
No encerramento do torneio, o presidente da Ibsa, Ilgar Rahimov, celebrou a realização dos Jogos. “Há uma semana, desafiei vocês, nossos atletas, a emocionar e inspirar o mundo. Vocês certamente fizeram isso. Vi excelência todos os dias”, disse ele.
OS JOGOS MUNDIAIS DA IBSA
A Ibsa realiza a competição desde 1998. Além de reunir os melhores atletas cegos nas modalidades disputadas, muitas provas garantem classificação ou pontos que levam à participação nos Jogos Paralímpicos.
AS EDIÇÕES ANTERIORES
1998, MADRI, ESPANHA: 719 atletas, 71 países
2003, QUEBEC, CANADÁ: 813 atletas, 57 países
2007, SÃO PAULO, BRASIL: 951 atletas, 61 países
2011, ANTÁLIA, TURQUIA: 911 atletas, 60 países
2015, SEUL, COREIA DO SUL: 1.626 atletas, 57 países
2019*, FORT WAYNE, ESTADOS UNIDOS: 400 atletas, 40 países
*Edição limitada a goalball e judô.
Fontes: Agência Brasil, Comitê Paralímpico Brasileiro, Federação Internacional de Esportes Para Cegos, GE e Judô Rio.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 211 do jornal Joca.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.