Logo-Bienal
Imagem: divulgação

A 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo chega à cidade em 2 de julho e vai até o dia 10 do mesmo mês. O evento, realizado no Expo Center Norte, oferece atividades como palestras, bate-papos com autores nacionais e internacionais e shows relacionados à literatura. 

Para ajudá-lo a conhecer parte dos principais eventos preparados para crianças e jovens, o Joca separou alguns destaques da Bienal. Confira a seguir.

Espaço Cordel e Repente
Shows, palestras, apresentações e contações de história são algumas das atividades sobre os cordéis (gênero literário popular, sobretudo, no Nordeste e Norte do Brasil que conta histórias antes transmitidas apenas oralmente) que serão realizadas por lá. Às 11 horas de 5 de julho, Marco Harélio e Arlene Holanda, autores e pesquisadores da literatura de cordel, convidam o público da Bienal para saber mais sobre esse gênero literário.

Palestra “Representatividade na literatura infantil”
No dia 5 de julho, das 13h30 às 14h30, os autores Kiusam de Oliveira e Otávio Junior, ambos negros, vão palestrar sobre por que é importante que crianças negras se vejam representadas na literatura infantil – e mais ainda em personagens felizes. 

Imagem da edição anterior do evento. Foto: divulgação

Palestra “A literatura indígena e seus saberes”
O escritor e músico indígena Cristino Wapichana se junta a Kaká Werá, ambientalista, autor e tradutor indígena, para uma palestra. O tema é a importância de apresentar às crianças as diferentes culturas e conhecimentos indígenas. A escritora Rita Carelli será a mediadora desse papo, que ocorre no dia 6 de julho, das 10h às 11h.

Cozinhando com Palavras
Unindo culinária e literatura, esse espaço terá palestrantes, chefs, jornalistas e autores de livros relacionados ao universo da gastronomia. Entre outros assuntos, as atividades vão abordar como a comida também é uma forma de poesia e a importância de tradições culinárias. Além de ouvir palestras e assistir a chefs fazendo receitas, o público vai poder provar as comidas preparadas pelos profissionais.

BiblioSesc
A Praça da Palavra e a Praça de Histórias são dois espaços montados para incentivar a leitura. Para quem quiser ter contato com histórias de outra maneira, também serão oferecidos espetáculos de música, literatura, intervenções artísticas e contação de histórias.

Fontes: Bienal, Estadão e Sesc São Paulo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido