Bienal do Livro e exposição intinerante da Bienal Internacional de Arte de São Paulo convidam o público a participar
O Brasil é palco de dois eventos culturais importantes: a Bienal Internacional do Livro de São Paulo e a exposição itinerante da Bienal Internacional de Arte de São Paulo. Entenda melhor o que eles são e como você pode participar.
Do livro
Entre os dias 6 e 15 de setembro, será realizada, no Distrito Anhembi, a 27a edição da Bienal do Livro de São Paulo. O evento terá presença de diversas editoras e livrarias, além de palestras com escritores nacionais e internacionais, debates sobre questões importantes do mundo da cultura e espaços com programação infantil.
Todos os anos, diversos escritores aproveitam o momento para conversar com leitores e distribuir autógrafos. Um dos destaques desta edição é o autor norte-americano Jeff Kinney, autor da série Diário de um Banana, sucesso voltado para o público infantojuvenil que conta a história de um adolescente passando por várias confusões durante o ensino médio.
A bienal de literatura é promovida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e organizada pela RX. O valor do ingresso é 35 reais, e a meia-entrada custa 17,50 reais.
Visitas escolares
Diversas instituições de ensino se cadastraram para levar alunos até o evento. A organização da bienal espera receber 120 mil crianças e adolescentes de 4 a 14 anos.
De arte
A Bienal Internacional de Arte de São Paulo está levando a exposição itinerante Coreografias do Impossível a diversas cidades no Brasil e do exterior.
Uma das mostras itinerantes será realizada, entre os dias 29 de agosto a 3 de novembro, em Vitória, no Espírito Santo. A curadoria ficou a cargo de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel. Ou seja, estas foram as pessoas responsáveis por escolher quais obras são apresentadas ao público e como isso é feito. Artistas locais também participam da exposição. A entrada é gratuita.
Outras cidades que receberão o evento são Fortaleza, no Ceará, e Belo Horizonte, em Minas Gerais. A ideia é democratizar o acesso à cultura a quem não pode comparecer ao evento oficial, em São Paulo.
Visita virtual
Para quem não puder ir ao evento, foi compartilhado um tour virtual à 35a Bienal de Arte. Basta entrar no link do QR code.
https://35.bienal.org.br/tour-virtual/
Por que “bienal”?
A palavra “bienal” se refere a algo que acontece a cada dois anos. Normalmente, é usada para descrever eventos, como exposições de arte, festivais, feiras ou congressos, que são realizados de dois em dois anos.
Fontes: Bienal Internacional do Livro de São Paulo e Bienal Internacional de Arte de São Paulo.
Sou professora da rede pública de Guarulhos. Este ano meu aluno leu os 12 livros da coleção Diário de um banana. Sensacional!
Que legal! Amo Diario De Um Banana.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.