A Biblioteca Gabriel García Márquez, em Barcelona, na Espanha, foi eleita a melhor biblioteca pública do ano em 21 de agosto, durante a 88ª edição do Congresso Mundial de Bibliotecas e Instituições Bibliotecárias (WLIC, na sigla em inglês), em Roterdã, Países Baixos. Além do título, a instituição recebeu um prêmio de 5 mil dólares (cerca de 24 mil reais).

Fundada em 2022, a biblioteca é a terceira maior de Barcelona, especializada em literatura latino-americana. Segundo a própria instituição, o local foi projetado para ser um espaço de interação para os moradores da região e dispõe de áreas de socialização, rodas de leitura infantil, atividades culturais e estúdio de rádio comunitária. A arquitetura do prédio, com janelas grandes e cores claras, permite que a luz natural ilumine boa parte do ambiente, tornando a leitura mais confortável. Há computadores para autoatendimento, além de pufes e redes de descanso.

#pracegover: foto mostra fachada da biblioteca, que é de madeira, vidros e tem uma escadaria. O prédio é cercado por árvores. No entorno, há pessoas passando. Crédito de imagem: reprodução

O Prêmio Biblioteca Pública do Ano é promovido pela Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (Ifla) com patrocínio da Systematic, empresa do ramo tecnológico. Para concorrer, a biblioteca (ou a maior parte dela) deve ter sido construída recentemente ou instalada em um prédio que nunca foi utilizado antes para tal finalidade. O júri considera pontos como o desenvolvimento tecnológico e sustentável das participantes, a qualidade arquitetônica e a relevância para a sociedade.

QUEM FOI GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ?
Gabriel García Márquez (1927-2014), que dá nome à melhor biblioteca pública do mundo em 2023, foi um escritor e jornalista colombiano que ficou conhecido mundialmente a partir do livro Cem Anos de Solidão. Em 1982, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura pelo conjunto de sua obra.

FONTES: BIBLIOTECA GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ, IFLA, O GLOBO, SISEB E SYSTEMATIC.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 211 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido