Confira o lançamento, intitulado “Now and Then”
A última canção dos Beatles, considerada a banda de rock mais famosa de todos os tempos, foi lançada em 2 de novembro. Intitulada “Now and Then”, a gravação tem a voz de John Lennon (que morreu em 1980) e só pôde vir a público agora graças à inteligência artificial (IA).
Os Beatles surgiram em Liverpool, na Inglaterra, em 1960. Foram um fenômeno na época e por muitos anos depois, estabelecendo 20 músicas no topo da Billboard, que contabiliza, periodicamente, as faixas mais tocadas no mundo. Até hoje, a banda britânica influencia a cultura global.
Em 1994, 14 anos após o fim dos Beatles, Yoko Ono, viúva de Lennon, entregou aos demais integrantes da banda uma gravação antiga do cantor compondo uma canção nunca finalizada. Paul McCartney, George Harrisson e Ringo Starr, os outros Beatles, então se reuniram para trabalhar na música, mas encontraram um problema: a gravação amadora e cheia de ruídos impossibilitava o lançamento.
Isso começou a mudar em 2021, quando o diretor Peter Jackson lançou o documentário Get Back, sobre a criação do último disco do grupo. Ele usou uma IA para separar a voz dos artistas e eliminar ruídos em filmagens. Essa tecnologia foi reutilizada para deixar os vocais de Lennon mais nítidos e, então, permitir que a música “Now and Then” fosse compartilhada com o público. “É o mais próximo que chegaremos de tê-lo [John Lennon] de volta no estúdio, então foi muito emocionante para nós”, disse o baterista Ringo Starr ao portal NME. A canção foi lançada com um documentário. Use o QR code para ver o clipe.
CONHEÇA OS BEATLES
George Harrisson
Começou como guitarrista e, com o passar do tempo, também assumiu os vocais principais e compôs canções. Morreu em 2001.
Paul McCartney
Cantor, compositor e multi-instrumentista. Tornou-se um dos mais famosos ativistas pelos direitos dos animais.
John Lennon
Além de cantar e compor, participou de diversos atos a favor da paz mundial.
Ringo Starr
Foi o baterista da banda e segue em carreira solo até hoje.
Fontes: CNN, Folha de S.Paulo, G1, NME E TV Cultura.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 215 do jornal Joca
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.