Oficinas e bailinho de carnaval nas ruas da cidade

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) promove atividades de carnaval para o público infantil no Parque Mário Covas para encerrar o período oficial de Carnaval de Rua de São Paulo, no domingo, dia 14 de fevereiro, a partir das 10h.

A Banda Paralela, que se apresenta a partir das 11h, traz uma formação de cinco instrumentos de sopro e dois percussionistas que embalam o público com temas da tradição das bandas brasileiras a partir de uma sonoridade inovadora. As apresentações têm um caráter performático e lúdico que encantam plateias de todas as idades. A variedade musical privilegia os ritmos brasileiros, como samba, maracatu, xote, maxixe e baião, porém abre espaço para experiências com gêneros pouco usuais para essa formação, como rock, black, pop, funk, e até dance music.

Em seguida, é a vez da Trupe Pé de Histórias – Carnaval da Trupe cantar marchinhas de Carnaval a partir das 14h30. Para encerrar o dia, o público infantil pode ouvir a divertida história do “Macaco e a Banana” interpretada pelo grupo Triii, às 16h.

Durante todo o dia, acontecem atividades paralelas às apresentações citadas acima. Dentre elas, estão brincadeiras tradicionais, oficinas de máscara e fantasia, e de confeccção de xequerê, instrumento de origem africana.

As crianças que quiserem curtir o bailinho com suas bicicletas poderão participar da atividade “Ciclofaixinha”, no trecho da Avenida Ministro Rocha de Azevedo. Os pais poderão acompanhar todo o trajeto, que contará com monitores. Todas as atividades são gratuitas.

A programação também estará disponível no site www.carnavalderua.prefeitura.sp.gov.br

 

Confira a programação completa do “Bailinho de Carnaval”

| Dia 14/2, entrada franca


Banda Paralela

Com uma formação básica de cinco sopros e duas percussões, o grupo procura resgatar a tradição das bandas brasileiras sob um enfoque inovador. O antigo e o contemporâneo, o clássico e a vanguarda. Dualidades viram coerência a partir dos arranjos criativos em cima de repertório altamente insinuante, alegre e inventivo. As performances proporcionam um ambiente lúdico que encanta a garotada e públicos de todas as idades. A variedade musical privilegia os ritmos brasileiros, como samba, maracatu, xote, maxixe e baião, porém abre espaço para experiências com gêneros pouco usuais para essa formação, como rock, black, pop, funk, e até dance music.

Serviço: Parque Mário Covas – 14/02 às 11h – Classificação: Livre. Duração: 50 minutos – Entrada Gratuita.


Trupe Pé de Histórias – Carnaval da Trupe

Resgatando marchinhas tradicionais e misturando as músicas atuais, a Trupe, que é um pé de histórias, deixa florescer o amor entre um folião e uma boneca que ganha vida.

Com muita música, história, confete e serpentina, pais e filhos vão tirar o pé do chão!!!

Serviço: Parque Mário Covas – 14/02 às 14h30 – Classificação: Livre. Duração: 60 minutos – Entrada Gratuita.

Grupo Triii – Histórias que Cantam

O grupo Triii canta e conta histórias da cultura popular brasileira, num espetáculo que interage musicalmente com crianças e pais. Além das canções, o show conta com brincadeiras com a plateia, histórias com música do “Macaco e a Banana”, performances com pandeiros e outros instrumentos inusitados, como colheres e canos de PCV.No final, muita dança com o bailinho de carnaval! Em “Histórias que Cantam” o Triii prioriza um contato alegre e direto com o seu público, num show interativo e cheio de desafios.

Serviço: Parque Mário Covas – 14/02 às 16h – Classificação: Livre. Duração: 60 minutos – Entrada Gratuita.

Recreart

Brincadeiras tradicionais, roda de música e oficinas divertem e educam na apresentação. A recreação, tratada aqui como o brincar livre, dá espaço para a imaginação, a autonomia e o desenvolvimento das crianças. Com dez anos de atuação, o grupo se fundamenta na interação com os pequenos e no estudo contínuo da cultura da infância, do brincar e da educação. Pular corda e elástico, rodar pião, jogar bolinha de gude, corre cotia, oficina de artesanato, montagem de cabanas e muito mais. Um convite à brincadeira.

Serviço: Parque Mário Covas – 14/02 Durante todo o evento – Classificação: Livre – Entrada Gratuita.

Bloquinho Musicriando

Grupo formado por Edí Holanda e músicos convidados que levam interatividade musical ao vivo para bebês, crianças e adultos, com brincadeiras musicais do universo infantil, folclórico, cultural, com canções de domínio público e autoral num formato de rodas dançantes, cantantes e interativas!

Serviço: Parque Mário Covas – 14/02 das 10h às 10h40 e das 12h30 às 13h – Classificação: Livre. Duração: 40 minutos – Entrada Gratuita.

Oficina de Fantasia e Máscaras

“Fantasias de criança” é uma vivência criativa que ajuda a estimular a imaginação das crianças através de adereços, máscaras, capas de super-herói, chapéus, plumas etc.As crianças são convidadas a criar juntas os modelos e muitos personagens surgem na hora da concepção. Nesta edição, as crianças terão a oportunidade de montar fantasias e máscaras para curtir o Bailinho à caráter e se divertir de monte!

Serviço: Parque Mário Covas – 14/02 às 12h e às 14h – Classificação: Livre. Duração: 180 minutos – Entrada Gratuita.

Oficina Xequerê

No dia 14 de fevereiro, domingo, o músico, percussionista, luthier de tambores e educador Afonsinho Menino estará na Avenida Paulista, das 12h às 16h. A convite da Prefeitura de São Paulo, ele vai ministrar a Oficina de Confecção de Xequerê para crianças, durante a programação especial de Carnaval. Os participantes vão aprender a fazer o instrumento de origem africana e sair tocando.

O xequerê consiste numa cabaça seca envolta por uma rede de miçangas. Para tocar o instrumento, basta agitá-lo de acordo com ritmo desejado. A aprendizagem da confecção ocorre de forma lúdica e prática, a partir de metodologia própria desenvolvida por Afonsinho, com mais de 30 anos de experiência. De nó em nó, coordenadamente, os instrumentos vão sendo montados. O xequerê tem conquistado cada vez mais espaço nas manifestações e festas populares como o Carnaval.

Serviço: Parque Mário Covas – 14/02 às 12h – Classificação: Livre. Duração: 180 minutos – Entrada Gratuita

SLOW KIDS

A partir de objetos de pequeno, médio e grande porte, o público resgata o tempo e o lugar do brincar nas casas, quintais, praças e espaços públicos das cidades.

Serviço: Parque Mário Covas – 14/02 Durante todo o evento – Classificação: Livre – Entrada Gratuita.


Kombi dos Jogos – Brinquedos e Brincadeiras

A Kombi dos Jogos é uma iniciativa que tem como principal objetivo incentivar a cultura do brincar na cidade de São Paulo, através da criação de espaços lúdicos, abertos e democráticos, que promovam vivências significativas de troca, experimentação e encontro com o outro. Uma Kombi, repleta de jogos serve como base do projeto, que desenvolve suas atividades em diversas regiões da cidade, respeitando as características e necessidades do local visitado e das pessoas ali presentes. Os jogos, brinquedos e brincadeiras, são os mediadores deste encontro, onde pessoas de diferentes idades e gerações poderão, (re)descobrir o mundo em que vivem, criar laços e vínculos afetivos e se desenvolver enquanto sujeitos de sua própria história. Dessa forma, contribuímos com a criação de uma cidade mais acolhedora, através da ressignificação de seus espaços públicos, que permitirão o desenvolvimento pessoal, cultural e social de todos os seus moradores. Trarão os Jogos de Tabuleiro, os Jogos de Rua e as Brincadeiras.

Casa do Brincar

A Casa do Brincar promoverá brincadeiras intercaladas por atividades dirigidas, conduzidas por oficineiros especialistas, e brincadeiras livres, conduzidas pela equipe de brincadores : Pés de Lata e jogos como “Vai e Vem”, Bambolês, Petecas, Corda de Pular, Elástico, Amarelinha, Bolinhas de Gude.

Serviço: Parque Mário Covas – 14/02 Durante todo o evento – Classificação: Livre – Entrada Gratuita.

Ciclofaixinha

Ocupar o espaço urbano com segurança e diversão é a proposta da Ciclofaixinha. Acompanhados dos pais e monitores, as crianças terão um percurso exclusivo onde aprenderão as sinalizações de trânsito como ciclistas.

Serviço: Av. Ministro Rocha Azevedo – 14/02 Durante todo o evento – Classificação: Livre – Entrada Gratuita.

O Parque Mário Covas, na Avenida Paulista, foi inaugurado em 24 de janeiro de 2010 e tem uma área de 5,4 mil metros.

Av. Paulista, 1853 – Bela Vista, São Paulo – SP

Enquete

Há quanto tempo você é leitor do Joca?

Comentários (1)

  • antonio petrik dos santos gonsalves

    2 anos atrás

    muito louco

Compartilhar por email