Em referendo no dia 14 de outubro, mais de 60% da população australiana rejeitou uma proposta de alteração na Constituição (conjunto de leis de um país) que buscava reconhecer os povos aborígenes e das ilhas do Estreito de Torres como os primeiros habitantes do território — eles não são mencionados na Constituição. A emenda também criaria um órgão consultivo com líderes desses povos para ter mais poder na defesa de assuntos relacionados a eles.

De acordo com a Agência Nacional de Estatísticas da Austrália, os povos originários representam 3,8% (983.700 pessoas) dos 26 milhões de habitantes da nação.

#pracegover: homem vestindo camiseta amarela e azul, bermuda e tênis preto, está de costas votando em uma cabine feita de papelão, dentro de uma sala de aula. Ao fundo, sentada em uma mesa, há uma mulher. Crédito de imagem: James D. Morgan/Getty Images

Visões diferentes

Os apoiadores do projeto argumentam que os aborígenes têm menos acesso à saúde, à educação, à segurança e a outros serviços essenciais. Em média, eles vivem oito anos a menos do que o restante da população.

Dean Parkin, diretor de um grupo a favor da mudança, declarou que o objetivo não era tirar direitos dos australianos. “Tudo o que queríamos é união com vocês, à nossa história indígena, (…) não para tirar ou diminuir o que vocês têm, e sim para acrescentar, fortalecer, enriquecer”, afirmou.

O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, era a favor e lamentou o resultado. Já o líder da oposição no parlamento do país, Peter Dutton, comemorou. Durante a campanha para o referendo, Dutton disse que “em vez de sermos ‘um’, estaremos divididos em espírito e lei” — caso o resultado fosse o “sim”.

POVOS ABORÍGENES E DAS ILHAS DO ESTREITO DE TORRES

☞ São considerados povos originários da Austrália, ou seja, descendentes dos primeiros habitantes do território.

☞ Estima-se que tenham chegado à Oceania há cerca de 60 mil anos.

☞Antes da colonização britânica na região, existiam cerca de 750 mil deles, que falavam aproximadamente 300 línguas e dialetos.

☞Passaram a ser contados oficialmente como parte da população da Austrália em 1967

☞ Atualmente, 33% têm menos de 15 anos. A idade média é de 24 anos.

Glossário

PARLAMENTO: assembleia composta por políticos que representam os cidadãos.

REFERENDO: ocasião em que a população é chamada para votar, dizendo se aprova ou não uma proposta de lei.

FONTES: AUSTRALIAN BUREAU OF STATISTICS, AUSTRALIAN NATIONAL UNIVERSITY, BBC, CENTRO DE ESTUDOS SOBRE A PROTEÇÃO INTERNACIONAL DE MINORIAS  USP, CNN, FOLHA DE S.PAULO, MUNDO EDUCAÇÃO E POLITIZE.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 214 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido