Daintree-floresta
A floresta Daintree. Foto: Getty Images

No dia 29 de setembro, o governo de Queensland, estado da Austrália, anunciou que quatro parques nacionais do país serão devolvidos ao povo aborígene kuku yalanji oriental. Eles receberão de volta a floresta tropical mais antiga do mundo, a Daintree, além do Parque Nacional Cedar Bay, do Parque Nacional Black Mountain e das ilhas Hope.

O acordo é resultado de uma decisão de 2007, quando a Justiça da Austrália reconheceu o povo kuku yalanji como proprietário tradicional das terras, ou seja, eles estavam lá antes da chegada de outros povos que criaram o país, assim como os indígenas brasileiros já moravam aqui antes da vinda dos colonizadores portugueses. 

A entrega das terras acontecerá gradualmente e, enquanto isso estiver ocorrendo, os proprietários originais e o governo irão administrá-las em conjunto. Foram quatro anos de negociações entre as partes envolvidas até que se chegasse a um acordo.

“A cultura do povo kuku yalanji oriental é uma das culturas vivas mais antigas do mundo, e este acordo reconhece seu direito de possuir e administrar seu país, proteger sua cultura e compartilhá-la com os visitantes à medida que se tornam líderes na indústria do turismo”, disse a ministra do Meio Ambiente da Austrália, Meaghan Scanlon, referindo-se à expectativa de que os aborígenes aproveitem o espaço para trabalhar com turismo sustentável, ou seja, sem agredir o meio ambiente. 

O local envolve 160 mil hectares (área equivalente a cerca de 160 mil campos de futebol). Ao menos nesta fase do processo, as empresas e residências localizadas na região não precisarão se retirar.

Fontes: ABC, G1 e NPR.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • aluno.thomasnascimento@colegiomagister.com.br

    2 anos atrás

    Que top, so que me deu vontade de sabe a floresta mais nova kkkkkkkkk

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido