Amapá
Datas | Lockdown começou no dia 19 de maio e a previsão é de que vá até 28 de maio.
Medidas adotadas | Cidadãos estão proibidos de ir a parques e praças, entre outros; apenas comércios essenciais, como supermercados e farmácias, podem funcionar; entre outras medidas.

Amazonas | Lockdown decretado em cinco municípios (Tefé, Barreirinha, São Gabriel da Cachoeira, Silves e Novo Airão).
Datas| Tefé: começou no dia 5 de maio e a previsão é de que vá até 31 de maio. Barreirinha: começou no dia 11 de maio e a previsão é de que vá até 26 de maio. São Gabriel da Cachoeira: começou no dia 8 de maio e a previsão é de que vá até 29 de maio. Silves: começou no dia 11 de maio e a previsão é de que vá até 31 de maio. Novo Airão: começou no dia 19 de maio e a previsão é de que vá até 28 de maio.
Medidas adotadas | Tefé, Barreirinha e Novo Airão: proibida a circulação de pessoas na rua; apenas atividades essenciais, como mercados, podem funcionar. Silves e São Gabriel da Cachoeira: o lockdown vale das 15h às 6h do dia seguinte. Nesse período, é proibida a circulação de pessoas na rua (exceto profissionais que realizam serviços essenciais, como médicos); entre outras medidas.

Ceará | Lockdown decretado na capital, Fortaleza.
Datas | Começou no dia 8 de maio e a previsão é de que vá até 31 de maio.
Medidas adotadas | Cidadãos só podem sair para realizar atividades específicas, como comprar remédios e alimentos (exceto profissionais que realizam serviços essenciais); bloqueio em rodovias (apenas profissionais de serviços essenciais podem entrar ou sair da cidade); entre outras medidas.

Paraná | Lockdown decretado para três bairros da cidade de Campina Grande do Sul.
Datas | Começou no dia 13 de maio. A previsão é que vá até 28 de maio.
Medidas adotadas | Apenas alguns serviços estão funcionando, como mercados, farmácia e transporte coletivo; entre outras medidas.

Rio de Janeiro | Lockdown decretado nas cidades de Niterói, Campos dos Goytacazes e São Gonçalo. A capital carioca decretou semilockdown em alguns bairros.
Datas | Campos dos Goytacazes: começou no dia 18 de maio e a previsão é de que vá até 1º de junho. Capital: desde 12 de maio — com duração prevista até 1º de junho. Niterói: começou no dia 11 de maio e iniciou a reabertura no dia 21. São Gonçalo: o bloqueio começou em 11 de maio e segue até 31 de maio.
Medidas adotadas | Campos dos Goytacazes: a população só pode se deslocar para atividades essenciais, como comprar comida e remédios. Capital: há fechamento de ruas e outras áreas nos bairros afetados. Niterói: após o bloqueio total, parte do comércio foi reaberta; houve liberação de circulação na orla das praias. São Gonçalo: fechamento total de todos os serviços não essenciais; proibição de que as pessoas fiquem nas ruas.

#pracegover: a ilustração traz um mapa do Brasil, indicando a localização dos estados citados no texto. Imagem: reprodução jornal Joca

Outras medidas
Veja a situação em estados que não possuem cidades em lockdown, mas que estão investindo em outras regras para evitar a circulação de pessoas e que o vírus se espalhe:

Acre: entre os dias 18 e 31 de maio, os carros cujo último número da placa é par só podem circular nos dias pares, enquanto automóveis cuja chapa termina em número ímpar só podem sair nos dias ímpares.

Bahia: até o fechamento desta edição, 14 cidades baianas estavam sob toque de recolher. Isso significa que cidadãos e veículos não podem circular pelas ruas desses locais em determinados horários, como das 20h às 5h.

São Paulo: na capital, os feriados de Corpus Christi e da Consciência Negra foram antecipados para 20 e 21 de maio, respectivamente. Originalmente, o feriado de Corpus Christi estava marcado para 11 de junho e o da Consciência Negra, para 20 de novembro. Já o estado de São Paulo decretou antecipação do feriado de 9 de julho (data que marca o início da Revolução Constitucionalista de 1932) para 25 de maio.

Lockdown finalizado

Maranhão: na capital, São Luís, e em outras três cidades, durou de 5 a 17 de maio.
Pará: na capital, Belém, e em outras nove cidades o lockdown começou no dia 7 de maio. Em 17 de maio, mais sete cidades entraram em isolamento total. Em todas elas o lockdown foi até 24 de maio.
Roraima: decretado apenas no município de Bonfim, estendeu-se de 11 a 20 de maio.
Tocantins: decretado em 35 cidades, durou entre 16 e 23 de maio.

Números*
Casos confirmados: mais de 374.000
Mortes: 23.000
*Segundo o Ministério da Saúde

Lockdown: é o bloqueio total. Nome adotado para se referir à restrição mais rígida de circulação de pessoas nas ruas — há previsão de multas para quem descumprir a medida.

Fontes: Agência Brasil, Agência de Notícias do Governo do Acre, AM1, Diário Oficial do Estado de Alagoas, G1, Ministério da Saúde, prefeitura de Bonfim (RR), prefeitura de Campina Grande do Sul (PR), prefeitura de São Gonçalo e Valor.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 150 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido