Capa do livro "Amal – e a viagem mais importante da sua vida". Imagem: divulgação.

Por Maria Carolina Cristianini, editora-chefe do jornal Joca

Neste mês, as dicas de leitura do Joca estão multiplicadas por três: duas falam sobre novidades e uma relembra um livro um pouco mais antigo, mas que segue como garantia de diversão. Confira!

Amal – e a Viagem Mais Importante da Sua Vida
O dia 15 de março marcou oito anos de guerra na Síria. E também o lançamento de uma novidade nas prateleiras — tanto de livros de papel como digitais.

Imagine uma garota de 12 anos que precisa sair sozinha da Síria, país onde nasceu e vive, para fugir da guerra. Essa é a história de Amal – e a Viagem Mais Importante da Sua Vida (Carolina Montenegro e Renato Moriconi, Editora Caixote), uma homenagem aos milhões de crianças refugiadas pelo mundo.

Por onde passa, a menina Amal conhece várias outras crianças, de diversos países e que estão na mesma situação que ela. É possível ler a história em duas versões: a impressa, que também traz uma parte informativa sobre migração e refúgio; e a versão em aplicativo, que tem animações e efeitos sonoros (disponível gratuitamente na Apple Store e na Google Play).

A versão digital também está arrecadando recursos para iniciativas humanitárias. Para isso, quem faz o download do aplicativo pode escolher pagar por ele e adquirir outras opções de locução. Do total arrecadado dessa forma, 20% serão doados para projetos da Agência da ONU Para Refugiados (Acnur), que apoia o livro.

Capa do livro Amal – e a Viagem Mais Importante da Sua Vida. Imagem: divulgação

Clara Cabelo Laranja
O mau humor dominava as manhãs de Clara. Como o nome do livro já diz, o cabelo dela era laranja — e não parecia combinar com tudo o que estava ao redor dela, cheio de cinza.

Até que chega o dia do aniversário de Clara. E bem na hora de apagar as velinhas e fazer aquele desejo especial, tudo muda para ela. Um novo mundo, de repente, se mostra. Bem mais colorido e cheio de diferenças, que a garota precisará começar a entender.

E você, o que vê de diferente em si mesmo? E nos outros? Como lida com isso em sua vida? Clara Cabelo Laranja pode ajudar a responder essas perguntas.

A história foi escrita por Fabiana Gutierrez e ilustrada por Carla Douglass, ambas do projeto Carlotas, e publicada pela Cria Editora.

Capa do livro Clara Cabelo Laranja. Imagem: divulgação

O Gênio do Crime
No dia 17 de março, o Brasil perdeu um escritor de livros infantojuvenis muito importante: João Carlos Marinho, que morreu aos 83 anos. Para homenagear a obra do João Carlos, quero falar um pouco sobre um dos principais livros dele, O Gênio do Crime (Editora Global).

Apesar de ter sido escrito 50 anos atrás, em 1969, O Gênio do Crime vai entrar para a sua lista de histórias preferidas facilmente. Trata-se de uma aventura com toque de detetive: um mistério envolvendo figurinhas de futebol precisa ser decifrado por um grupo de amigos chamado Turma do Gordo.

Você vai sentir até uma pitada de medo enquanto acompanha os personagens tentando desvendar o que está por trás das figurinhas falsificadas que começam a aparecer na cidade.

Depois, não deixe de conferir as outras aventuras da Turma do Gordo: há mais 12 histórias com ela!

Capa do livro O Gênio do Crime. Imagem: divulgação

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • South Hills Middle School

    5 anos atrás

    its cool that they got there book published

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido