636015995995321652-EPA-FILE-RUSSIA-SOCHI-OLYMPICS-DOPING-81829085

Mais federações de esporte excluíram atletas russos da Olimpíada do Rio, depois que a Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês) denunciou que diversos esportistas faziam parte de um enorme esquema de uso de substâncias proibidas.

_90438406_4e4cf523-c4a2-4ad8-ac2a-fd53bd0328ef

A Federação Internacional de Remo recusou a inscrição de 22 dos 28 atletas do país nos Jogos Rio 2016. Além disso, a Federação Internacional de Vela excluiu Pavel Sozykin por ele ter siso acusado de estar dentro desse esquema de acobertamento de doping. Os outros seis atletas da equipe de vela foram aprovados.

De toda a equipe de atletismo da Rússia, somente a saltadora a distância Darya Klishina foi liberada para competir. Já a Federação Internacional de Judô (FIJ) diz que aprovou a presença da equipe nos Jogos.

Com essas últimas punições, a delegação russa já perdeu mais de 25% de sua equipe para o Rio-2016 por conta do doping. Mas mais de um quarto já foram excluídos na canoagem, natação, pentatlo moderno, atletismo, vela e remo.

Até agora, 105 dos 387 atletas russos previstos para viajar ao Brasil já foram excluídos dos Jogos e a lista pode crescer. Entre os suspensos, estão diversos campeões mundiais e olímpicos que prometiam trazer muitas medalhas para a Rússia.

Os atletas russos que vão competir na Rio2016, precisarão fazer testes surpresas adicionais. Quem não fizer, será desclassificado.
external
Saiba mais: Essas decisões foram tomadas após o ex-diretor do laboratório antidoping russo Grigory Rodchenkova denunciar que já tinha dopado dezenas de atletas que participaram de competições Internacionais, como a Olimpíada de Londres em 2012.  Esse esquema era acobertado pelo governo russo e por vários diretores e esportistas que . O governo russo negou as acusações mas a Wada confirmou. Para competir na Olimpíada, os atletas devem fazer testes para provar que não usam remédios e substâncias que melhorem sua performance. Eles devem estar puros, sem nenhum indicio de uso de dopping mas a Rússia falsificou os testes e resultados.

 

 

 

 

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido