Duas instalações de petróleo da empresa Saudi Aramco, da Arábia Saudita, pegaram fogo após um ataque de drones em 14 de setembro. O incêndio, que interrompeu o funcionamento das unidades Abqaiq e Khurais, no leste saudita, diminuiu pela metade a produção do petróleo do país, o maior vendedor dessa matéria-prima no mundo. O corte na produção é considerado o maior da história e levou a uma queda de 5% da quantidade de petróleo à venda no planeta.

Abqaiq é a maior instalação mundial de processamento de petróleo, em que 75% de todo o petróleo da Arábia Saudita passa por um processo de limpeza de impurezas, como areia. Depois dessa etapa, ele é vendido como matéria-prima para ser transformado em combustível e asfalto, por exemplo.

Mapa-Arabia-Saudita-Edicao-138
#pracegover: a imagem mostra a localização da Arábia Saudita e do Irã em relação ao globo terrestre. Imagem: reprodução jornal Joca.

Três dias após o ataque, o governo saudita declarou que a oferta de petróleo do país voltou ao normal e que as vendas para o mundo em setembro serão mantidas. Saiba mais a seguir.

Como a Arábia Saudita conseguiu retomar a produção de petróleo após o ataque?
O país voltou a usar campos de exploração de petróleo que estavam parados e também está utilizando suas reservas — petróleo que fica guardado para momentos de necessidade.

Quem foi responsável pelo ataque?
Os rebeldes houthis, do Iêmen, declararam ser responsáveis pelo ataque, que seria uma resposta a atentados dos sauditas à capital iemenita no passado. Mas o governo norte-americano culpa o Irã, que, segundo os Estados Unidos, apoiaria esses rebeldes com o objetivo de uma guerra contra a Arábia Saudita para conquistar mais poder no Oriente Médio. O Irã nega participação no atentado.

Irã e EUA são inimigos desde 1979, quando romperam relações. Os conflitos entre os dois países aumentaram neste ano, quando o Irã suspendeu parte de compromissos de um acordo nuclear (que determina limites, por exemplo, para o estoque de materiais que podem ser usados em armas nucleares), argumentando que os EUA não tinham cumprido sua parte — retirar as restrições ao território iraniano, como obstáculos à venda de petróleo (saiba mais no Joca 131). A acusação dos norte-americanos contra o Irã no caso do ataque à Arábia Saudita pode piorar ainda mais a relação entre os países.

O ataque pode aumentar o preço dos combustíveis?
O preço do barril do petróleo subiu 20%, para 77 dólares (cerca de 320 reais), no dia 16 de setembro, após o ataque. Mas baixou para 64 dólares (cerca de 270 reais) no dia 19 deste mês. No entanto, o incêndio ainda pode levar a aumentos no preço. A Petrobras, empresa brasileira de petróleo, anunciou, no dia 18 de setembro, que a gasolina vai ficar 3,5% mais cara e, o diesel, 4,2%.

Fontes: BBC, CNN, Folha de S.Paulo, O Globo e The Guardian

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 138 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido