A astronauta norte-americana Christina Koch, 41 anos, voltou à Terra no dia 6 de fevereiro, depois de quase um ano na Estação Espacial Internacional (ISS). Com 328 dias de missão, Koch se tornou a mulher a ficar mais tempo no espaço.

O recorde anterior, registrado em 2017, era da norte-americana Peggy Whitson (288 dias). “Recordes são feitos para ser quebrados. É um sinal de progresso”, escreveu Whitson em uma rede social. Ela ainda é a mulher com maior número e tempo de caminhadas espaciais (dez caminhadas, com duração total de 60 horas e 21 minutos).

Koch já havia atingido outro recorde em outubro de 2019, ao participar da primeira caminhada espacial apenas com mulheres, ao lado da astronauta dos EUA Jessica Meir. No total, Koch fez seis caminhadas espaciais.

O recorde absoluto de permanência no espaço é de 437 dias e pertence ao russo Valeri Polyakov.

Mulheres astronautas
A russa Valentina Tereshkova foi a primeira mulher no espaço, em 1963. Apenas 20 anos depois, outra astronauta voltaria a sair da Terra. No total, mais de 60 mulheres já viajaram para fora do planeta. A Nasa (agência espacial dos EUA) promete levar a primeira mulher à Lua em 2024.

 

Fontes: BBC, CNN, Folha de S.Paulo, Guinness World Records, Nasa, TecMundo.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 144 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido