Kay Black, uma artista de Kansas City, no estado do Missouri, Estados Unidos, resolveu celebrar a diversidade ao criar bonecas personalizadas com condições de pele como vitiligo e albinismo.

Apesar de não ter a doença, Kay inspirou-se em duas modelos famosas – Winnie Harlow, que tem vitiligo, e Shaun Ross, com albinismo – e criou a marca Kay Customz para mostrar que a beleza vai muito além da cor da pele.

A artista é especialista em bonecas de porcelana que representam as mulheres negras, e cria suas personagens com cabelos naturais, tranças, nó bantu e dreadlocks, e já fez até bonecos masculinos com barba grossa. Além das bonecas, Kay também vende acessórios de moda.

“Todo mundo é lindo à sua maneira. Sinto que é importante criar bonecas com diferentes distúrbios da pele para que as pessoas possam se identificar“, disse Kay.

O que é vitiligo?
É uma doença caracterizada pela diminuição ou falta de melanina (pigmento que dá cor à pele) em determinadas áreas do corpo. O vitiligo surge quando as células que produzem melanina, chamadas de melanócitos, morrem ou deixam de produzir o pigmento.

O que é albinismo?
É um desvio genético que causa uma imperfeição na produção de melanina (pigmento que da cor à pele). Esse desvio provoca a ausência total ou parcial da pigmentação da pele, dos olhos e dos cabelos. O albinismo é hereditário e aparece com a combinação de pais portadores de gene recessivo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • Eduarda Ramos Bodemer

    6 anos atrás

    que legal

  • Maria Aparecida Caires Leal

    6 anos atrás

    q bonecas lindas , amo esses cabelos afros

  • Maria Aparecida Caires Leal

    6 anos atrás

    eu amei essas bonecas , eu queria ter uma dessas

  • Olívia e Luisa Toloi

    6 anos atrás

    Nossa ,que lindo finalmente fizeram uma coisa assim

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido