No dia 1º de junho de 2021, a escola pública Erefem Agrícola de Umãs, no interior de Pernambuco, convidou a psicóloga Adriana Dantas para participar de uma entrevista em que foi falado sobre saúde mental. Nessa entrevista os alunos de todas as turmas puderam entender mais a fundo o que é saúde mental, como cuidar de sua mente, o que abala a sua saúde psicológica etc. O tema já vinha sendo trabalhado desde o dia 18 de maio, com pesquisas e estudos nas turmas do 8° e 9° ano do ensino fundamental, as quais participaram da entrevista. A aluna Beatriz Granjeiro comentou: “Gostei muito, além de esclarecer algumas dúvidas, foi muito emocionante a psicóloga falar um pouco sobre sua força e superação de vida. Eu me identifiquei e achei ela muito simpática”. “Foi muito importante falar sobre um assunto tão presente atualmente a todos esses alunos, adorei ser entrevistada por eles e agradeço à escola pela oportunidade”, comentou a doutora Adriana.

 O que é saúde mental?

A saúde mental abrange vários aspectos da nossa vida cotidiana como: nossos sentimentos, interações sociais, como pensamos, sentimos e agimos, sendo uma das coisas mais importantes que deveríamos cuidar durante a nossa vida. Também sendo um armazenamento de conhecimentos e habilidades aprendidas no dia a dia e ajudando nos nossos problemas.

Além disso, é o conjunto de muitos recursos para lidar com muito estresse do cotidiano, como: problemas financeiros, problemas no trabalho, fim de um relacionamento ou até mesmo perder um ente querido. Ela abrange muitas escolhas, desde as mais simples, como: qual peça de roupa eu vou usar hoje ou qual vai ser o meu emprego no futuro.

Mas várias pessoas não dão muita importância à saúde mental do próximo ou a de si mesmas e pensam que não é nada de mais e que aquela falta de vontade de fazer as coisas vai passar logo. Isso pode acarretar em baixa autoestima, problemas na vida profissional e social e até depressão. Por essa razão, é importante cuidar da saúde mental em todas as idades, desde a infância até a terceira idade, levando uma vida saudável, com a prática de exercícios físicos e, em alguns casos, acompanhamento de um psicólogo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido