Eu sou o Gabriel V., aluno tutor de tecnologia. Já completei três fases do Programa Aluno Tutor e concluí o Curso de Educação Midiática, fornecido pelo Educamídia, com apoio do Google For Education e da Nuvem Mestra. 

Com o advento das tecnologias informacionais, das ferramentas digitais e da criação da internet ao longo do século s20, além da voracidade que este movimento tomou no início do século 21, com certeza, ficou muito mais fácil o nosso acesso ao entretenimento, à informação, à criação de conteúdo e a vários outros aspectos de nossa vida. 

A tecnologia e a internet estão formando uma nova geração de adultos, com a integração ainda mais rápida, porém, desigual no que se refere à tecnologia na educação. 

Em relação à integração, o Google proporciona uma série de ferramentas para facilitar a educação: as Ferramentas Google. Elas incluem, por exemplo, o Google Documentos, plataforma em que é possível criar e escrever documentos; o Google Apresentações, ferramenta que permite a criação de slides; o Google Classroom, que foi amplamente utilizado durante estes tempos de pandemia, plataforma que possibilita a criação de atividades, armazenamento de materiais, atribuições de tarefas, formulários e muitas outras ferramentas. 

Entretanto, não são todos os professores e alunos que sabem como utilizar as ferramentas Google e, para ajudá-los, existem os alunos tutores de tecnologia do Google. 

Os alunos tutores têm a oportunidade de ensinar professores e colegas a utilizar os recursos oferecidos pelo Google. Para isso, passam por um programa de formação da Nuvem Mestra, com várias atividades interativas e práticas.

O programa, atualmente, é dividido em dois ciclos: o ciclo 1 e o ciclo 2. No ciclo 1, aprendemos sobre as ferramentas e, no ciclo 2, sobre a educação midiática.

O ciclo 2 é fascinante. Nele aprendemos como ser um cidadão digital, somos ensinados a utilizar a internet de maneira segura e saudável, além de ser estimulados a exercer boas práticas no mundo virtual.

No Brasil, o programa existe desde 2017, e é um curso muito bem organizado e divertido. Além do aprendizado, somos estimulados pela escola a participar de eventos culturais e de tecnologia, atuando como instrutores. Essa prática nos ajuda a nos preparar para a vida profissional.

No fim de cada ano, podemos participar do “Encontro dos Alunos Tutores de Tecnologia”, realizado na sede do Google. É um momento de muito aprendizado, mas descontraído, uma oportunidade para conhecer, presencialmente, outros tutores do Brasil todo. 

Esse encontro é o fechamento do curso e inclui atividades em grupo com tutores de todas as partes do Brasil, é uma experiência ótima! Dito isso, acredito que o Programa Aluno Tutor vale muito a pena, tanto para o currículo, como pela experiência que você tem durante o curso. 

Essa oportunidade é importantíssima em nossa formação e futuro profissional. Aprendemos a compartilhar, criar, nos comunicar com um público mais exigente (nossos professores, pais) e ficamos cada vez mais inteirados com a tecnologia.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Artigos, contos e crônicas - Jornal Joca

    3 anos atrás

    […] A experiência como aluno tutor de tecnologia […]

  • Alunos participam de formação sobre tecnologia para ajudar professores - Jornal Joca

    3 anos atrás

    […] Clique aqui para conferir um artigo escrito pelo Gabriel V. sobre este assunto. […]

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido