O primeiro computador eletromecânico foi construído por Konrad Zuse (1910–1995). Em 1936, esse engenheiro alemão construiu, a partir de relês que executavam os cálculos e dados lidos em fitas perfuradas, o Z1. Foi na Segunda Guerra Mundial que realmente nasceram os computadores atuais.

Agora vamos falar sobre a evolução dos computadores. Apesar de os computadores eletrônicos terem efetivamente aparecido somente na década de 1940, os fundamentos em que se baseiam remontam a centenas ou até mesmo milhares de anos se levarmos em conta que o termo computar significa fazer cálculos, contar, efetuar operações aritméticas… Computador seria então o mecanismo ou a máquina que auxilia essa tarefa, com vantagens no tempo gasto e na precisão. Inicialmente, o homem utilizou os próprios dedos para essa tarefa, dando origem ao sistema decimal e aos termos digital e dígito.

Para auxílio desse método, eram usados gravetos, contas ou marcas na parede. A partir do momento em que o homem pré-histórico trocou seus hábitos nômades por aldeias e tribos fixas, desenvolvendo a lavoura, tornou-se necessário um método para a contagem do tempo, delimitando as épocas de plantio e colheita. Tábuas de argila foram desenterradas por arqueólogos no Oriente Médio, próximo à Babilônia, contendo tabuadas de multiplicação e recíprocos. Acredita-se que tenham sido escritas por volta de 1700 a.C. e usavam o sistema sexagesimal (base 60), dando origem às nossas atuais unidades de tempo.

A informática é a ciência que desenvolve e utiliza máquinas para tratamento, transmissão, armazenamento, recuperação e utilização de informações. O computador – capaz de realizar várias operações matemáticas em curto período, de acordo com programas preestabelecidos – é a principal máquina utilizada.

Alguns computadores são portáteis e outros não os notebooks, que vêm com um teclado junto; já no computador tradicional, o teclado vem separado.

Espero que você tenha gostado da minha pesquisa sobre os computadores. Tente descobrir mais!

                      

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido