O brasileiro Arthur Nory, de 26 anos, conquistou a medalha de ouro na modalidade barra fixa do Campeonato Mundial de Ginástica Artística, em 13 de outubro, realizado na cidade alemã de Stuttgart. A prova exige que o atleta se pendure na barra e tome impulso para realizar diversos movimentos, como giros e saltos.

Com pontuação quase máxima (nota 14.900 de 15.000), o ginasta superou o croata Tin Srbić (14.666 pontos), segundo colocado na prova. O terceiro lugar ficou com o russo Artur Dalaloyan (14.533 pontos).

A conquista do ouro no mundial é inédita para Arthur Nory. Alguns de seus principais feitos na carreira  são: bronze na modalidade solo (em que os ginastas combinam movimentos do esporte e dança) na
Olimpíada do Rio, em 2016, e prata na classificação geral do esporte nos Jogos Pan-Americanos de Lima (Peru), neste ano.

Arthur Nory em mundial de ginástica
#pracegover: Arthur Nory, com uniforme da seleção, nas cores azul, amarelo e branca, em ação no campeonato. Foto: Tom Weller/picture alliance via Getty Images.

Na história brasileira em mundiais de ginástica artística, apenas outros três atletas conquistaram medalha de ouro: Daiane dos Santos no solo, em 2003; Diego Hypólito no solo, em 2005   e 2007; e Arthur Zannetti nas argolas (modalidade em que movimentos são feitos em argolas suspensas), em 2013.

Fontes: Folha de S.Paulo, Globo Esporte, NBC Sports e SportBuzz.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 140 do jornal Joca.

Enquete

Há quanto tempo você é leitor do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email