A Argentina venceu a Copa América 2021 após derrotar o Brasil por 1 a 0 na partida final, realizada no dia 10 de julho. Em jogo disputado no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, nossos vizinhos levaram vantagem com um gol de Di Maria aos 21 minutos do primeiro tempo.

A conquista da taça teve um significado especial para a Argentina. O país estava há 28 anos sem ganhar competições, o que era motivo de frustração para a população local. Além disso, Lionel Messi, o maior ídolo da seleção na última década, nunca tinha vencido um título com a camiseta da Argentina, o que fazia com que o astro fosse muito cobrado por parte dos torcedores e dos veículos de comunicação do país.

Em gesto de comemoração, Lionel Messi é levantado por jogadores da seleção argentina. Foto: Conmebol

Em sua conta no Instagram, o ídolo comemorou a vitória na Copa América e dedicou o título à população argentina, que vem sofrendo com os efeitos da pandemia.

“(…) Eu não poderia estar mais orgulhoso de ter a sorte de ser capitão desse grupo espetacular. Quero dedicar esse êxito à minha família, que sempre me deu forças para seguir adiante e aos meus amigos, que amo tanto. Também gostaria de dedicar esse prêmio aos 45 milhões de argentinos que sofreram muito com esse vírus, principalmente aqueles que tiveram mais próximos dele. Além disso, é claro, quero dedicar o prêmio a Diego [Maradona, ex-jogador argentino, que morreu em 2020], que certamente nos apoiou de seja lá onde esteja.”

Como foi o jogo?

A partida iniciou sem grandes emoções para ambos os lados. O ritmo só começou a esquentar quando, aos 21 minutos do primeiro tempo, o argentino Di Maria pegou um lançamento de longe, encobriu o goleiro brasileiro e marcou para os nossos vizinhos.

Brasil chegou a ter um gol anulado no segundo tempo. Foto: CBF

Depois do gol, a Argentina começou a se soltar mais no jogo, trazendo dificuldades para a marcação brasileira.

No segundo tempo, o Brasil voltou a campo com uma movimentação melhor do que na primeira etapa. Aos sete minutos, o atacante Richarlison chegou a marcar para o Brasil, mas o gol acabou sendo anulado – o atacante Neymar estava impedido (ou seja, estava em uma posição proibida no campo para aquele lance).

Ao longo do segundo tempo, a seleção brasileira não conseguiu criar oportunidades para empatar com os argentinos e acabou sendo derrotada pelos adversários.

Presença de público

Por causa da pandemia, a final só teve a presença de 5,5 mil torcedores no Maracanã, o que equivale a 10% da capacidade do local. Para ver a partida, era necessário apresentar teste que comprovasse que a pessoa não estava infectada pelo novo coronavírus. Além disso, os presentes deveriam usar máscara durante toda a permanência no estádio.

Fonte: Agência Brasil e Lance.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido