Incêndio em floresta da região de Galiza, na Espanha. Foto: Brais Seara/Getty Images

Desde o começo do ano, 662.776 hectares de floresta foram queimados na União Europeia – cada hectare equivale a um campo de futebol oficial. Esse número, divulgado, em 14 de agosto, pelo Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (Effis), é o maior já registrado pelo órgão, que começou as medições em 2006. 

A tendência é de que o número continue aumentando, já que o hemisfério norte, onde fica o continente europeu, ainda está no verão, época em que esses incêndios são mais frequentes. Mas, como nos últimos dias a temperatura começou a cair, a situação melhorou. 

Avião ajuda a combater incêndio na província espanhola de Alicante. Foto: Jose A. Bernat Bacete/Getty Images

Espanha e Portugal estão entre os países mais atingidos. No primeiro, 246.278 hectares foram queimados, enquanto cerca de 17 mil hectares de florestas sofreram com incêndios no segundo. Em Portugal, a maior área protegida do país foi um dos locais que pegou fogo, tendo queimado por cerca de uma semana até que os bombeiros conseguissem conter o incêndio. 

Os países da Europa Central também enfrentaram dificuldades no combate às queimadas. Na Eslovênia, uma floresta queimou por dez dias até que a situação fosse controlada. A operação ainda teve esforços não apenas dos bombeiros, como também da população local – que se mobilizou para doar às autoridades responsáveis – e do governo croata, que enviou aviões para ajudar, já que o país não tinha os recursos necessários para acabar com o fogo rapidamente. 

Fontes: DW, G1 e Poder360.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido