Na foto, é possível ver como o terremoto atingiu também a cidade turística de Bali. (Foto: Getty images)

Cerca de 10 mil pessoas, entre moradores e turistas, foram retiradas da ilha de Lombok, na Indonésia, por causa do terremoto que aconteceu no domingo, dia 5 de agosto. Até agora, foram registradas 347 mortes e mais de 1.400 feridos. O abalo derrubou cerca de 13 mil imóveis.

A ajuda chega, principalmente, por meio de aviões e helicópteros, já que muitas estradas e pontes que davam acesso à ilha foram destruídos.

O terremoto alcançou 6,9 graus de magnitude na escala Richter (danos graves são causados a partir de 6,1 graus). Ele foi sentido também nas ilhas turísticas de Sumbawa e Bali, que são vizinhas. Além disso, mais de mil turistas já foram retirados das ilhas Gili, à noroeste de Lombok.

A ilha de Lombok já havia sido atingida na semana passada por um abalo de 6,4 graus. Ele não foi tão grave, mas também desabrigou milhares de pessoas.

Alerta de tsunami e o Anel de Fogo

Logo após o terremoto, as autoridades da Indonésia pediram para que as pessoas se afastassem das praias e emitiu um alerta de tsunami. Esse aviso foi cancelado pouco depois, mas muitas pessoas se assustaram com a possível ameaça.

Tsunamis acontecem principalmente em áreas costeiras após terremotos. As ondas gigantes são causadas pelo movimento das placas tectônicas.

A Indonésia é um arquipélago composto por 17 mil ilhas e todas elas fazem parte de uma região chamada de “Anel de Fogo do Pacífico” ou “Círculo de Fogo do Pacífico”. Cerca de 90% de todos os terremotos já registrados no mundo aconteceram lá.

Isso ocorre porque os países dessa região ficam em áreas muito instáveis das placas tectônicas, onde terremotos e tsunamis são comuns.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido