Governantes de algumas nações africanas, como Gana e Senegal, decidiram suspender o Mali da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao), organização que promove o desenvolvimento da região com o comércio entre os países-membros. A decisão, tomada em 30 de maio, ocorreu após o país ter sofrido o segundo golpe de Estado em nove meses.

coronel assimi goita
O coronel Assimi Goïta, que esteve à frente dos acontecimentos no Mali em 24 de maio. #pracegover: Coronel Assimi Goïta uniformizado posando para foto ao lado de bandeira. Crédito de imagem: Getty Images

O que foram os golpes de Estado?
O governo do Mali começou a mudar em agosto de 2020. Na ocasião, o então presidente, Ibrahim Boubacar Keïta, foi forçado a renunciar ao cargo e dissolver o governo da época, após ter sido preso com o primeiro-ministro, Boubou Cissé, por militares. O episódio ocorreu depois de meses de protestos contra o governo.

Após os fatos, uma junta assumiu o controle do país e se comprometeu a fazer a transição para um novo governo em 18 meses, com novas eleições em fevereiro e março de 2022.

Entretanto, em 24 maio, o coronel Assimi Goïta, que tinha feito parte do primeiro golpe, tirou o presidente interino, Bah Ndaw, e o primeiro-ministro, Moctar Ouane, do poder. Ele disse ter tomado a decisão após os dois representantes não o consultarem sobre a formação de um novo governo. Até a publicação desta edição, Goïta era o presidente do Mali.

O que a Cedeao pede?
A comunidade exige, entre outros pontos: que um novo primeiro-ministro ocupe o cargo imediatamente; que as eleições programadas para 2022 ocorram na data prevista; e que Ndaw e Ouane (presos ao deixar os cargos) sejam soltos — de acordo com a organização, os dois estão em prisão domiciliar.

Glossário

Presidente interino: pessoa que ocupa a presidência de um país temporariamente.

Fontes: Cedeao Ecowas, DW, El País, G1 e The Guardian.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 172 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • dudusalgado

    2 anos atrás

    muito bom essa noticia tras, mas sobre isso

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido