Por Helena Rinaldi

O paulista Pedro Popoff , também conhecido como Pedro do Cordel, tem 13 anos e é apaixonado pela cultura nordestina desde muito pequeno. Tanto que, em abril, decidiu fundar uma cordelteca (biblioteca de cordéis). “Quando eu tinha uns 3 anos, descobri o sertanejo de raiz e, conforme fui pesquisando sobre o gênero, conheci outros elementos dessa cultura, como cordel, forró e baião”, disse ele em entrevista ao Joca.

O local criado por Pedro é a segunda biblioteca de cordéis do estado de São Paulo, fica na cidade de Bauru e começou com 400 cordéis comprados ou ganhados pelo garoto. Em julho, o local já dispunha de mais de 2 mil títulos.

A ideia surgiu há dois anos, quando Pedro pediu para usar uma salinha desativada na loja da mãe para exibir seus cordéis. Como o lugar precisava de reparos, a família procurou patrocinadores para ajudar a pagar os custos do projeto e fez uma vaquinha (ação de juntar dinheiro a partir de doações) na internet.

“Muita gente não entendia que era um projeto para a cidade e sem fins lucrativos”, explica a mãe de Pedro, Carla. “Então, não conseguimos atingir a nossa meta na vaquinha, mas acabamos arcando com parte dos custos porque queríamos muito que desse certo.”

O resultado é um espaço onde os visitantes podem ter contato com os cordéis, deitar em redes e conhecer objetos da cultura nordestina, como roupas e chapéus típicos do cangaço (movimento de nordestinos que buscavam justiça e vingança, usando violência, pelas más condições de vida na região).

#pracegover: Pedro veste roupa inspirada no Cangaço: calça marrom, camisa azul, lenço vermelho no pescoço e bolsa marrom sobre o peito. Na cabeça, chapéu típico do cangaço. Ele lê um livro. Ao fundo, nas prateleiras, várias obras de cordéis. Crédito de imagem: arquivo pessoal.

 

O que é cordel?

É um gênero literário típico da cultura brasileira, popular principalmente no Norte e no Nordeste. As principais características do cordel são: linguagem informal, uso de humor, presença de rimas, oralidade (linguagem falada) e temas como folclore, acontecimentos históricos e assuntos políticos. Os cordéis geralmente são escritos em versos e publicados em folhetos com capas ilustradas a partir de moldes de madeira (técnica chamada xilogravura). Para serem apresentados ao público, os folhetos ficam pendurados em cordas de barbante — daí o nome “cordel”.

Em setembro de 2018, a literatura de cordel foi considerada Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O título tem como objetivo divulgar e proteger importantes expressões culturais para que elas estejam sempre presentes nas sociedades.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 134 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • maria joana

    3 anos atrás

    muito legal

  • Lisa Chacur

    4 anos atrás

    Q legal. (o.o) (isso é uma carinha rsrs)

  • Jaime Prado

    4 anos atrás

    Meus parabéns amigo Pedro do Cordel e do Baião, você tem o dom garoto siga em frente Deus te proteja sempre: Jaime Prado - Bauru/SP.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido