Cientistas brasileiros registraram a maior temperatura da história da Antártida na ilha Seymour, localizada em uma região chamada Península Antártica (onde ficam as ilhas que contornam o continente). Os termômetros marcaram 20,75 graus Celsius (°C) em 9 de fevereiro e, normalmente, a média fica em torno de 10°C negativos na península nesta época do ano. Antes disso, o recorde da região era de 19,8°C, registrado em janeiro de 1982, na ilha Signy.

pinguins na Antártida
#pracegover: pinguins sobre bloco de gelo no mar. Foto: Alessandro Dahan_Getty Images

De acordo com o professor de meteorologia Isimar de Azevedo Santos, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), é importante entender que as temperaturas acima de 0°C ocorrem apenas em ilhas e arquipélagos em torno da Antártida, por isso não representam as temperaturas do continente inteiro. “O aumento foi causado por ondas de calor que afetam as bordas do continente antártico”, explica. Essas bordas são cercadas pelo oceano, que está ficando mais quente em consequência do aquecimento global (aumento da temperatura média do planeta). O contato com o oceano é uma das principais causas do recorde de temperatura na península.

O interior do continente, por outro lado, está esfriando. Segundo o jornalista Claudio Angelo, autor do livro O Aquecimento Global, isso acontece por causa de um buraco na camada de ozônio (revestimento que fica ao redor da Terra e protege o planeta da incidência da luz solar). “O buraco está deixando os ventos mais fortes, o que dificulta as trocas de ar entre o interior do continente e as áreas em volta”, explica. Assim, o frio fica “preso” nessa região.

A Península Antártica teve um aumento de 3°C de temperatura nos últimos 50 anos, três vezes mais do que o planeta inteiro esquentou nos últimos cem anos.

iceberg solto no mar
Em 7 de janeiro de 2020, um iceberg do tamanho do Distrito Federal que estava na Península Antártica e se soltou no ano passado entrou em rota para o mar aberto. Imagens de satélite confirmaram que esse é o maior iceberg do mundo. / #pracegover: enorme iceberg solto em rota para o mar aberto. Foto: John Sonntag_Nasa.

Mais sobre a Antártida

1992 a 2017: nesse período, a Antártida perdeu 2,7 trilhões de toneladas de gelo, o que colaborou para um aumento de 8 milímetros no nível do mar, de acordo com estudo publicado na revista Nature.

Fontes: BBC, EOS, Exame e Weathe

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 144 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • heloisa giavara freire rodrigues

    3 anos atrás

    mt legal to impressionada com a temperatura :O

  • Marcio Sousa

    4 anos atrás

    UAU!!!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido