…um soco da lagosta-boxeadora pode quebrar um vidro? O animal usa suas garras para disparar um soco na vítima, que pode ser um caranguejo ou molusco. Além de forte, o golpe é extremamente rápido — 50 vezes mais veloz do que uma piscada do olho humano.

#PraCegoVer: Na imagem aparece uma lagosta-boxeadora na cor vermelha em cima de algumas pedras, grandes e pequenas.

…a pulga é capaz de pular a uma altura de 100 vezes o seu tamanho? Alguns especialistas acreditam que, se esses animais tivessem o mesmo tamanho dos humanos, poderiam saltar e chegar quase ao topo do Empire State Building, em Nova York, nos Estados Unidos, um dos maiores prédios do mundo, com 381 metros.

#PraCegoVer: A ilustração é de uma pulga na cor sépia.

…o falcão-peregrino é o animal mais rápido do planeta? A ave, vista em países como Brasil e Estados Unidos, pode chegar a 320 km/h. Em 2018, o ex-piloto de Fórmula 1 Felipe Massa apostou corrida com um falcão-peregrino usando um veículo de Fórmula E (movido a energia elétrica). O brasileiro venceu a disputa, mas por pouco.

#PraCegoVer: A fotografia é de um falcão-peregrino na cor azul e barriga branca, suas patas são amarelas. Ele está em cima de uma pedra cinza e em volta tem uma mata verde.

…há um tipo de besouro capaz de carregar 1.141 vezes o próprio peso corporal? Alguns besouros dessa espécie, chamada na ciência de Onthophagus taurus, usam a força para derrotar os outros machos e acasalar com as fêmeas. Acredita-se que a força seja equivalente a de um homem de 70 quilos carregando 60 carros empilhados.

#PraCegoVer: A fotografia é de um besouro virado para baixo na cor preta.

Fontes: BBC, CNN, G1, Galileu, The Independent, National Geographic e National Geographic Kids.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 127 do jornal Joca.

Enquete

Há quanto tempo você é leitor do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email