…um soco da lagosta-boxeadora pode quebrar um vidro? O animal usa suas garras para disparar um soco na vítima, que pode ser um caranguejo ou molusco. Além de forte, o golpe é extremamente rápido — 50 vezes mais veloz do que uma piscada do olho humano.

#PraCegoVer: Na imagem aparece uma lagosta-boxeadora na cor vermelha em cima de algumas pedras, grandes e pequenas.

…a pulga é capaz de pular a uma altura de 100 vezes o seu tamanho? Alguns especialistas acreditam que, se esses animais tivessem o mesmo tamanho dos humanos, poderiam saltar e chegar quase ao topo do Empire State Building, em Nova York, nos Estados Unidos, um dos maiores prédios do mundo, com 381 metros.

#PraCegoVer: A ilustração é de uma pulga na cor sépia.

…o falcão-peregrino é o animal mais rápido do planeta? A ave, vista em países como Brasil e Estados Unidos, pode chegar a 320 km/h. Em 2018, o ex-piloto de Fórmula 1 Felipe Massa apostou corrida com um falcão-peregrino usando um veículo de Fórmula E (movido a energia elétrica). O brasileiro venceu a disputa, mas por pouco.

#PraCegoVer: A fotografia é de um falcão-peregrino na cor azul e barriga branca, suas patas são amarelas. Ele está em cima de uma pedra cinza e em volta tem uma mata verde.

…há um tipo de besouro capaz de carregar 1.141 vezes o próprio peso corporal? Alguns besouros dessa espécie, chamada na ciência de Onthophagus taurus, usam a força para derrotar os outros machos e acasalar com as fêmeas. Acredita-se que a força seja equivalente a de um homem de 70 quilos carregando 60 carros empilhados.

#PraCegoVer: A fotografia é de um besouro virado para baixo na cor preta.

Fontes: BBC, CNN, G1, Galileu, The Independent, National Geographic e National Geographic Kids.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 127 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido