Imagem: Juan Naharro Gimenez/Getty Images

Um estudo publicado no dia 7 de setembro pela Universidade Deakin, na Austrália, mostrou que algumas espécies de animais estão evoluindo (ou seja, transformando-se) para conseguir sobreviver às mudanças climáticas que o planeta está sofrendo.

O estudo mostrou que várias espécies de papagaios australianos aumentaram o tamanho do bico de 4% a 10% desde 1871, o que se relaciona com o aumento das temperaturas no mesmo período. Pássaros usam o bico como superfície para se refrescar, desviando o fluxo sanguíneo do corpo para essa região e liberando o calor. Algo parecido tem acontecido com elefantes, que estão nascendo com orelhas cada vez maiores.

“Muitas vezes, quando se discute mudanças climáticas, as pessoas se perguntam ‘os humanos podem superar isso?’”, disse Sara Ryding, uma das autoras do estudo, em entrevista à BBC. “Já é hora de reconhecer que os outros animais também precisam se adaptar a essas mudanças”, completou.

As mudanças nos animais devem se intensificar pelos próximos anos, com o avanço do aquecimento global. Um relatório publicado no dia 9 de setembro pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU mostrou que a temperatura do planeta aumentou 1,09ºC (graus celsius) desde a era pré-industrial (época em que não existiam tantas máquinas, por volta de 1900) e vai aumentar mais 0,4ºC até 2030.

Fontes: Superinteressante, BBC e CNN.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (14)

  • 2 anos atrás

    É muito importante estamos atentos ao aquecimento global e através de estudos de estudos científicos buscar soluções para esse problema. Pois, as mudanças climática podem causar sérias consequências não somente aos animais, mas, para todas as pessoas

  • Rafaella

    2 anos atrás

    gostei

  • Isabela Oliveira

    2 anos atrás

    Olá Joca, Eu só queria dizer que eu achei muito interessante, pois cada vez mais as espécies de animais vão se evoluindo mais, e isso e muito bom que os animais estejam se adaptando com a temperatura e isso faz que eles conseguem sobreviver.

  • Leonardo Moura Aluno 5 E

    2 anos atrás

    Gostei muito interessante!

  • Leonardo Moura Aluno 5 E

    2 anos atrás

    esta relacionado aos humanos matando a floresta ?

  • Jornal Joca

    2 anos atrás

    Oi, Leonardo. Tudo bom? Sim, estudos mostram que as mudanças climáticas estão ligadas ao desmatamento florestal. Tem alguma dúvida sobre o tema que gostaria que se tornasse reportagem no Joca? Até a próxima!

  • eacjj34@eac.com.br

    2 anos atrás

    muito bom e estranho tipo cera que como os animais estão se evoluindo estão mudando cera que seria possível nós seres humanos quantos os animais quantos os humanos fazerem uma nova espécie de ser vivo como nos tipo seria possível nós voltamos a ser macacos.

  • João Guilherme Pinheiro Nobre

    2 anos atrás

    Graças a Deus eles tão conseguindo se adaptar com o clima

  • aluno.emillyribeiro@colegiomagister.com.br

    2 anos atrás

    estou munto feliz que eles conseguem sobreviver com essa temperatura

  • aluno.thomasnascimento@colegiomagister.com.br

    2 anos atrás

    q bom que eles conseguem se adaptar a isso, e ainda temos chance de mudar isso ;-;

  • aluno.icarogorini@colegiomagister.com.br

    2 anos atrás

    meu deus, achei muito interessante, aprendi muitas coisas com esse texto.

  • Escola Ciclo Roda Viva

    2 anos atrás

    que bom que eles conce guem viver

  • Guilherme Coutinho

    2 anos atrás

    Os animais são impactados pelas mudanças climáticas da mesma forma que as pessoas – milhões morrem ou sofrem com a falta de comida, água e abrigo após desastres naturais, ficando vulneráveis a doenças e ao abandono. Mas diferente de nós, os animais não têm voz. Mudar hábitos se faz necessário.

  • Isabel Bracht - Porto Alegre/RS

    2 anos atrás

    Perfeito Guilherme, que bom seria se todos tivessem essa consciência. Abraço

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido