Os leões estão entre os animais que receberão a vacina. Foto: Cameron Spencer/Getty Images

Cerca de 80 animais que vivem no Zoológico Municipal de Curitiba devem receber um imunizante contra a covid-19 em janeiro. A vacina, específica para bichos, é chamada de Zoetis e já está sendo aplicada em zoológicos dos Estados Unidos. Por aqui, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) liberou a aplicação em dezembro. 

O zoológico de Curitiba será o primeiro do Brasil a vacinar animais contra a doença. Além de proteger os bichos, a ideia é que a imunização evite o surgimento de novas mutações do vírus, que podem contaminar os humanos.

Zoológico de Curitiba. Foto: Daniel Castellano/SMCS/reprodução

Desde o começo da pandemia, especialistas estudam a probabilidade de animais contraírem a covid-19. É o caso dos pesquisadores do Projeto PetCovid-19, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), responsável pela imunização no zoológico de Curitiba. Após uma série de estudos, o grupo decidiu vacinar macacos, chimpanzés, tigres, leões, onças, pumas, babuínos e lontras no zoológico, espécies que se mostraram mais sensíveis à doença.

Já os animais domésticos, como cães e gatos, não possuem indicação para receber a vacina. Isso porque ainda não há comprovação de que eles transmitam a covid-19 para os humanos, tampouco que possam contrair as formas mais graves da doença – ao longo da pandemia só foram registradas duas mortes de animais de estimação causadas pelo novo coronavírus: a de um cachorro (nos Estados Unidos) e a de um gato (na Inglaterra). Aves e porcos também estão entre as espécies mais resistentes à covid-19.

Mesmo assim, ainda estão sendo feitos estudos para avaliar como o novo coronavírus age em animais. Cachorros e gatos de donos que testaram positivo para a doença estão sendo monitorados pelo PetCovid-19 em cinco capitais brasileiras, como São Paulo (SP) e Recife (PE). 

Fontes: Estadão, Exame e Prefeitura Municipal de Curitiba.

Enquete

Pelo o que você mais está esperando em 2022?

Comentários (0)

Compartilhar por email