Ivana Coelho, a youtuber de 13 anos que mostra receitas, fala sobre viagens e outras atividades que gosta de fazer a mais de 300 mil seguidores no YouTube

O leitor Joel A., de 8 anos, entrevistou a youtuber e ex-participante do programa MasterChef Júnior Ivana Coelho para a seção “Repórter mirim”.

Ivana conta de onde surgiu sua paixão pela gastronomia e como foi participar do programa de culinária da Band.

Confira abaixo a matéria que foi publicada originalmente na edição 128 do Joca.

Aos 13 anos, Ivana Coelho já é uma apaixonada por gastronomia. Quando, ainda bem pequena, aprendeu a preparar risoto com a mãe, Maria Fernanda, ela não fazia ideia de que chegaria à semifinal da edição de 2015 do MasterChef Júniorreality show culinário exibido pela Band.

Há dois anos, Ivana inaugurou um canal no YouTube, em que mostra receitas, fala sobre viagens e outras atividades que gosta de fazer a mais de 300 mil seguidores. Nascida em Atlanta, nos Estados Unidos, ela se mudou para a cidade de São Paulo aos 5 anos e se diz “brasileira de coração”.

Em entrevista ao repórter mirim Joel A., de 8 anos, ela contou sobre a relação com a gastronomia, o que mais gosta de fazer no dia a dia e seus sonhos para o futuro.

Como você começou a se interessar pela culinária?
Comecei a me interessar desde pequena, quando cozinhava com a minha mãe. A gente fazia coisas simples como doces e salgados. Eu também assistia a vídeos de culinária no YouTube porque amava cozinhar.

Como você conseguiu participar do MasterChef Júnior?
Eu fiquei sabendo que ia ter o MasterChef Júnior em um post no Instagram. Eu sempre assisti ao MasterChef, dos Estados Unidos e de outros países, e queria muito participar! Então, eu me inscrevi. Mais ou menos 3 mil crianças se inscreveram. A cada prova, candidatos eram eliminados até chegarem às 20 crianças que participaram do programa — e eu estava entre elas!

Como foi essa experiência?
Incrível! Vou levar comigo pela vida toda. Eu aprendi muito e conheci pessoas incríveis, como jurados e crianças que sabiam cozinhar e tinham os mesmos interesses que eu.

Qual é seu prato preferido?
A culinária de que mais gosto é a japonesa. Acho uma delícia! Principalmente sushi [peixe cru com arroz, entre outras variações] e moti [uma sobremesa também feita com o cereal].

E o que você gosta de cozinhar?
Risoto, porque preparo desde pequena com a minha mãe e me sinto muito segura fazendo. O risoto de linguiça calabresa com vinho tinto é o meu preferido.

Tem algum prato que você acha muito difícil de fazer?
Eu acho que a confeitaria é o mais difícil porque as medidas têm que estar todas exatas, senão a receita não dá certo. Então, é muita pressão para deixar tudo igualzinho e bonitinho.

Quais cozinheiros você mais admira e mais influenciam você?
Eu sempre admirei o Gordon Ramsay, chef britânico. Ele tem restaurantes incríveis e que fazem muito sucesso. No Brasil, gosto muito do Alex Atala, que conheci quando estava participando no MasterChef. Eu adoro o fato de que ele cozinha com ingredientes de regiões diferentes do Brasil.

Você gostaria de passear pelo mundo mostrando o que sabe cozinhar?
Eu gostaria de viajar pelo mundo aprendendo novos pratos e sobre a gastronomia de outros países. O que eu quero fazer realmente é aprender.

Por quais países você gostaria de viajar?
Quero visitar o México, porque tem um tempero bem forte, de que eu gosto muito. Eu tive a oportunidade de visitar dois países com gastronomia que admiro muito: Tailândia — eu adoro a comida de lá porque eles cozinham muito com leite de coco e capim-santo, o que dá um gosto maravilhoso à comida; e Japão — sempre amei a comida japonesa por causa do peixe cru.

Como você concilia a escola e as outras atividades?
Eu estudo em período integral. Além disso, faço quatro horas de balé (danço há 12 anos!) e francês. E duas vezes por mês gravo vídeos para o meu canal — tento gravar o maior número possível de vídeos em um único dia.

Como é ser uma youtuber?
É uma responsabilidade muito, muito grande porque você está transmitindo informação para outras pessoas, então não pode ser algo que não valha a pena. Eu tenho que me preparar para passar informação para outras crianças, que são a maior parte do meu público. E adoro fazer isso!

Sobre quais temas você fala no seu canal do YouTube?
Tenho três playlists no meu canal: “Ivana cozinha”, em que mostro receitas que adoro do jeito mais simples possível para que qualquer pessoa consiga fazer; “Ivana conversa”, na qual falo com meu público, com a câmera e me divirto muito; e “Ivana conhece” — cada vez que tenho oportunidade de viajar, tento mostrar o máximo da cultura do lugar.

Quais são seus sonhos para o futuro?
Um deles é aprender francês. Atualmente, falo inglês, português e espanhol e amaria ser fluente em francês. Em questão de carreira, eu não sei porque sou muito jovem.

Quer visitar a redação do Joca ser o editor mirim convidado da próxima edição? Escreva para joca@magiadeler.com.br.

#PraCegoVer

Imagem 1: a imagem é da youtuber Ivana, com os cabelos castanhos presos em um coque, de pernas cruzadas, usando uma blusa branca e, por cima, um avental azul-claro. Com a mão direita, ela segura um fouet amarelo, utensílio de cozinha usado para misturar líquidos, massas e bater claras em neve, em frente ao olho direito.

Imagem 2: a fotografia foi tirada do repórter mirim, Joel, deitado no chão de barriga para baixo ao lado de seu cachorro de pelo negro. Atrás deles, há um sofá preto com um violão em cima.

Imagem 3: a imagem mostra Ivana com uma camiseta rosa pink e um avental cor jeans, com os cabelos presos em um coque e a mão direita levando um morango bem vermelho à boca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (5)

  • marcelle

    4 anos atrás

    também sou apaixonada por comidas gostosas e amo de verdade cozinhar !!! minha paixão é essa aí!!!!

  • EMEF ELIAS DE SIQUEIRA CAVALCANTI, DR.

    4 anos atrás

    eu tambem amo a cozinha

  • Pietra Amaya

    4 anos atrás

    Amei e achei muito divertido...Gostei do seu conteúdo e achei muito interessante! Amo cozinhar desde pequena... Meu passatempo favorito é cozinhar com meu pai!!! Amo fazer doces com minha mãe Bjs PIETRA

  • LAVÍNIA ALVES SANTOS

    5 anos atrás

    Muito legal ,me inspirei e agora quero aprender a cozinhar. Parabéns Ivana

  • Clara Azevedo Machado

    4 anos atrás

    Adorei essa reportagem da ivana

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido