Por Heitor R., e Jhulia M., 10 anos, repórteres-mirim

Você já imaginou como é trabalhar estudando a natureza e os animais que vivem nela? Isso faz parte do dia a dia dos biólogos, como Guilherme Domenichelli, que também é autor dos livros infantojuvenis Girafa Tem Torcicolo? e Mistério na Floresta Amazônica. A rotina da profissão, segundo Guilherme, muitas vezes é bem diferente do que as pessoas costumam pensar — e mais divertida!

#pracegover: Guilherme Domenichelli aparece sorrindo na foto. Ele usa uma camiseta preta. Ao fundo, é possível ver árvores verdes. No ombro dele, está apoiado um pássaro verde e na mão ele segura uma arara que tem os pelos vermelhos, tons de azul e verde. Crédito: Koji Hirano_GettyImages

Em entrevista aos repórteres mirins Heitor R., e Jhulia M., ambos de 10 anos, Guilherme, que também fala sobre a vida dos bichos no canal do YouTube Animal TV, explica como é a vida de biólogo e conta curiosidades sobre os seres que estuda.

#pracegover: os repórteres mirins Heitor R. (à esquerda, de camiseta cinza) e Jhulia M. (à direita, de camiseta branca). Os dois sorriem para a foto. Crédito: arquivo pessoal.

Como é o dia a dia de um biólogo?
Muitas pessoas pensam que os biólogos só trabalham na natureza, mas, na verdade, podemos atuar também em laboratórios e até mesmo em escritórios. No meu caso, eu monitoro os animais na natureza e, depois de coletar todas as informações de que preciso, analiso e faço gráficos e tabelas sobre esses dados em um computador. Isso gera diversos relatórios para serem estudados.

É divertido ser biólogo?
Muito! O momento mais interessante é ver os animais na natureza. Gosto muito de observar pássaros e outros bichos soltos em seu ambiente natural.

Por quantos anos é preciso estudar para trabalhar na área?
São quatro anos na graduação [universidade] para se formar como biólogo. Depois você pode fazer cursos — como pós-graduação, mestrado e doutorado — para se especializar nas diversas áreas da biologia.

Com que tipo de animal você trabalha? Você já foi para outro continente para estudar os bichos?
Eu trabalho com aves, mamíferos [animais que produzem leite para amamentar os filhotes, como vacas], répteis [espécies que não têm a temperatura do corpo constante, por exemplo, as cobras] e anfíbios [têm a vida dividida em duas fases: aquática e semiaquática, como os sapos]. E, sim, já estudei animais em Portugal, na Europa.

Qual foi o animal mais estranho que você já pesquisou? Por quê?
Foram os insetos. Existem uns que são bem diferentes e estranhos, principalmente alguns besouros, que possuem cores e formas bem curiosas. Outra curiosidade que também me chamou muito a atenção foi o comportamento desses pequenos animais, porque enquanto alguns vivem em grupos muito organizados, como formigas e abelhas, outros são carnívoros e grandes caçadores, como louva-a-deus e algumas vespas. Essa organização e luta pela sobrevivência é bastante curiosa e, muitas vezes, bem estranha!

Qual é o maior animal? E o menor?
O maior animal do planeta é a baleia-azul. Ela chega a medir 30 metros (maior do que uma quadra de basquete) e pesar 180 toneladas (mais do que 28 elefantes-africanos juntos). A baleia-azul é uma excelente mergulhadora, pode atingir grandes profundidades e ficar até uma hora sem respirar, graças ao pulmão, que tem capacidade para 5 mil litros de ar. Para vocês terem uma ideia, a língua da baleia-azul pode pesar tanto quanto um elefante e o coração é do tamanho de um carro pequeno. Além disso, um humano adulto poderia rastejar pelas largas artérias do animal. Já o menor bicho do mundo é uma mosquinha do Caribe que mede menos da metade de um milímetro [0,17 mm] — para vocês entenderem melhor, uma formiga mede cerca de 5 milímetros. Mas isso se não consideramos os animais microscópicos, que são tão pequenos que nem podem ser vistos sem a ajuda de um microscópio.

É difícil pesquisar sobre animais noturnos?
É mais difícil, sim, porque você tem que estar mais equipado, com lanternas e roupas mais adequadas. É muito importante também ter ouvidos bem atentos, pois assim você pode identificar um animal sem observá-lo, somente ouvindo a voz dele.

Um dos seus livros tem uma pergunta sobre girafas. Queremos fazer outra: por que ela tem um pescoço tão grande?
O pescoço da girafa é adaptado para a alimentação dela. Com o pescoço bem comprido, o animal consegue comer as folhas das árvores, principalmente de uma árvore chamada acácia — as girafas adoram as folhas dessa planta. Ao longo do tempo, as girafas que tinham um pescoço maior  conseguiram se adaptar melhor a essa necessidade e conseguiram sobreviver quando disputavam por alimentos. Assim, essa característica foi passada ao longo das gerações.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 132 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido