Região da Amazônia desmatada por causa do agronegócio. Foto: Lucas Ninno/Getty Images

Uma pesquisa publicada na revista científica Nature em 7 de março revelou que a floresta amazônica está se aproximando do “ponto de não retorno”, em que perderá a capacidade de funcionar como hoje. Quando isso ocorrer, ela vai deixar de gerar chuvas e ser um local úmido e denso para se tornar uma área seca, prejudicando a natureza e as espécies que vivem por lá. 

Por enquanto ainda não é possível prever quando isso pode acontecer, mas os pesquisadores responsáveis pelo estudo apontam que pode ocorrer caso a Amazônia sofra com algum incêndio ou seca severa.

“O desmatamento e as mudanças climáticas, por meio do aumento da duração da estação seca e da frequência das secas, podem já ter empurrado a Amazônia para perto de um limiar crítico de extinção da floresta tropical.”

Pesquisa “Pronounced loss of Amazon rainforest resilience since the early 2000s”, publicada na revista Nature em 7 de março de 2022. 
Amazonia-destamatada-getty
Vista aérea de região desmatada na Amazônia. Foto: Getty Images

Ainda de acordo com a pesquisa, três quartos da floresta estão perdendo a capacidade de se regenerar desde os anos 2000. Essa perda está ocorrendo de forma ainda mais rápida em regiões secas ou áreas que ficam perto de onde existe atividade humana. Isso significa que a ação das pessoas na floresta é um elemento importante para evitar o ponto de não retorno.

O estudo ainda afirma que a Amazônia já é uma fonte de emissão de carbono – gás poluente (emitido por carros, por exemplo) que antes era absorvido pelas árvores da floresta, mas que agora a vegetação local não é capaz de absorver nem a quantidade de gás gerada internamente.

Fontes: CNN Brasil, Nature e Superinteressante.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (7)

  • CREUSA RODRIGUES

    1 ano atrás

    Ficamos indignados com a situação do desmatamento desenfreado da floresta, em prol do agronegócio. As consequências disso, podem ser trágicas para nós, seres vivos. Portanto, a Amazônia necessita urgente, de fiscalização e punição, à altura, dos prejuízos. Obrigado, Jornal Joca, por nos conscientizar dessas ocorrências. Sugerimos que publiquem mais matérias sobre a Amazônia. Alunos do 5º A, das professoras Creusa e Karina da EE Seraphina Etelvina Pagliuso, Rinópolis, SP.

  • Giulia Alves

    1 ano atrás

    Se isso continuar nós seres humanos teremos só um pouquinho de oxigênio pois a floresta amazônica nos dá 16% de oxigénio, ela é a floresta que nos mais da oxigênio nós não podemos perder a floresta amazônica ela é uma das maiores florestas em todo mundo e mais importante. / Giulia Alves/ 12 anos / Sétimo ano

  • Marcelo Oliveira

    2 anos atrás

    Eu acho que se os seres humanos continuarem assim vamos perder a floresta Amazônica para sempre! Júlia 9anos

  • aluno.somar20

    2 anos atrás

    vai se reger aos poucous

  • Alicia

    2 anos atrás

    discordo ,pois a floresta Amazônica e um bioma

  • sebaleona

    2 anos atrás

    Não é questão de discordancia. É um fato. Vai chegar um pinto que a amazônia vai estar tão desmatada que não vai mais ter chance de nós a salvar-mos. Não importa se ela é um bioma, biomas podem acabar. Ou seja, isso não interfere. Pode ser dificl de asseitar, pois é uma realidade triste e distópica, mas é a triste realidade da sociedade que vivemos.

  • NAYANA ARAUJO TAVARES

    1 ano atrás

    Voce tem toda a razão . De ; Alice [terceiro ano]

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido