O que você fará com o livro didático do ano passado? E com a camiseta ou calça do uniforme que não cabe mais? Como pretende obter os materiais escolares de 2021? Para alguns estudantes, todas essas perguntas podem ser respondidas com uma mesma resposta: trocar com outros alunos.

Todos os anos, Beatriz P., de 9 anos, doa materiais escolares de que não necessita mais, como cadernos e livros, para estudantes da escola dela. Ao mesmo tempo, ela recebe livros e outros itens de pessoas que não vão mais utilizá-los. “A minha mãe participa de vários grupos de trocas na internet e conversa com outros pais. Ela vê se alguém tem algum material de que eu ou o meu irmão estamos precisando e se pode doá-los para a gente. Além disso, nós doamos o que não usamos mais”, conta.

O mesmo hábito é praticado por Martín W., de 11 anos. Ao mesmo tempo que ele doa do que não precisa mais, como pastas e livros, recebe itens utilizados por outros alunos — o que, para ele, é uma economia de dinheiro e recursos naturais. “Eu acho que é muito bom trocar materiais. Primeiro, porque ajuda o meio ambiente, já que, assim, não é preciso produzir tantas coisas, gastar tantos recursos da natureza… Também é legal porque faz com que a gente não precise gastar. Eu indico a troca para todo mundo.”

Dicas para trocar materiais

  • Peça que seus pais ou responsáveis entrem em grupos on-line de trocas de materiais.
  • Pergunte para amigos de séries acima se eles podem doar algum material de que não vão mais precisar.
  • Ao longo do ano, cuide bem das suas coisas. Assim, no futuro você poderá ajudar alguém com materiais que não usa mais.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 163 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido