Por Martina Medina

A escola Akshar Foundation encontrou uma maneira de ajudar o meio ambiente ao mesmo tempo que combate o trabalho infantil no estado de Assam, na Índia. Para frequentar a instituição, os alunos pagam mensalidade com plástico, que ajudam a reciclar em troca de dinheiro. O valor serve para ajudar os pais e manter os estudos.

Cada estudante leva cerca de cem itens plásticos descartados em casa todos os meses para um centro de reciclagem da própria escola, no qual eles transformam o material em tijolos ecológicos.

A iniciativa surgiu quando os fundadores do colégio, Mazin Mukhtar e Parmita Sarma, ouviram dos alunos que era comum a queima de plástico para aquecer os lares da região durante o inverno. O hábito faz mal à saúde e polui o ar, já que a queima libera substâncias tóxicas na atmosfera.

Os estudantes também recolhem plástico de áreas de floresta ao redor da escola e plantam árvores  regularmente. “Antes de se formar, todos os alunos terão plantando centenas de árvores”, afirmou Mazin, em entrevista ao Joca.

#pracegover: crianças, com roupas de diversas cores, como vermelho, azul, amarela e verde, andam em fila, segurando plástico nas mãos. Foto: Reprodução/BBC

A escola, mantida por uma fundação que recebe doações, começou a funcionar em 2016 com 20 crianças e, hoje, tem 110 estudantes e seis professores. “Esperamos espalhar esse modelo para todas as escolas do governo da Índia e, assim, resolver a crise do plástico”, diz o cofundador da iniciativa.

Trabalho infantil

Na Akshar Foundation, os alunos têm aulas tradicionais como inglês, matemática e ciências até os 12 anos. Quando eles vão para a escola secundária, o currículo ganha oficinas de carpintaria, bordado, reciclagem e fotografia para que os adolescentes possam ter mais chances de conseguir um emprego ao deixar a escola.

Segundo Mazin, sem a renda obtida com pequenos trabalhos na escola, a família dos alunos poderia arriscar trocar as aulas deles por trabalhos em fábricas e pedreiras da região. Outra forma como as crianças mais velhas têm de ganhar dinheiro é ensinando. Os professores formados dão aulas aos alunos jovens, que ensinam as crianças. O valor pago aos adolescentes vai aumentando conforme eles avançam academicamente.

Trabalho infantil e pobreza

O trabalho infantil é considerado crime na Índia, mas é muito comum no país. Mais de 10 milhões de crianças indianas entre 5 e 14 anos trabalham, de acordo com dados do Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef). O maior motivo é a pobreza. Um em cada cinco habitantes da Índia vive com menos de 1,25 dólar (ou 5 reais) por dia.

Correspondente internacional

“Nossa escola é diferente das outras por vários motivos. Com os tijolos ecológicos que produzimos a partir do plástico, construímos estruturas que embelezam os arredores da escola. Além disso, os estudantes mais velhos ensinam os mais novos, o que nos faz interagir e nos ajuda a crescer juntos. Nós também temos um abrigo para cães abandonados, dos quais cuidamos e colocamos para adoção.” Grupo de cinco alunos da Akshar Foundation, liderados pelo estudante Yuvraj K., de 15 anos

Alunos pagam mensalidade com plástico em escola indiana. Foto: Reprodução BBC
#pracegover: dois meninos (um vestindo camiseta vermelha e outro vestindo roupa amarela), estudam diante de uma mesa. Dois professores, usando camisa branca e gravata preta, auxiliam as crianças. Eles estão em uma sala sem paredes laterais, construída com alicerces de madeira. Foto: Reprodução/BBC

Fonte: Unicef

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 135 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido