Cinco alunos e um professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE) estão usando os venenos do sapo-cururu e da cobra cascavel para desenvolver um remédio capaz de aliviar dores.

Segundo cientistas, no veneno desses animais há substâncias muito poderosas, capazes de diminuir as dores de pacientes que passam por tratamentos de câncer ou que acabaram de ser submetidos à cirurgias.

Acredita-se que o remédio que está sendo desenvolvido seja 200% mais potente que a morfina, produto usado para aliviar dores muito fortes.

Em alguns casos, a morfina pode deixar o paciente viciado ou com sintomas como tontura e dificuldade para respirar.

De acordo com especialistas, o novo medicamento não provoca efeitos colaterais, ou seja, problemas causados pelo uso.

Por enquanto, o remédio à base de substâncias de animais está sendo testado em outros bichos. Em 2018, ele começará a ser testado em seres humanos.

Venenos que podem ser usados como remédios

O mesmo veneno que é perigoso, pode ser útil para curar doenças.

Em 1981, os Estados Unidos aprovaram o uso do captopril, um remédio que ajuda a tratar pacientes com hipertensão. O princípio ativo é o veneno da cobra brasileira jararaca-ilhoa. Desde então, cientistas do mundo inteiro vêm estudando como substâncias liberadas pelos animais podem contribuir para a medicina.

Isso porque, em muitos casos, os venenos atuam diretamente em determinadas partes do corpo, o que desperta o interesse dos pesquisadores e médicos.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • Sonia Regina de Souza Faria

    6 anos atrás

    Parabéns a todas as pessoas que se dedicam na área de pesquisas, principalmente a da saúde. Conheço bem o captopril, já fiz uso do medicamento mas nunca imaginei que seu princípio ativo fosse o veneno de cobra. Esse jornal, é mesmo interessante, além de informar, também amplia os conhecimentos.

  • Joca

    6 anos atrás

    Muito obrigado, Sônia! Escreva sempre para o Joca!

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    6 anos atrás

    PARABÉNS AOS ESTUDANTES E SEUS ORIENTADORES. DESENVOLVIMENTO E PESQUISAS. ESTE É UM DOS PRINCÍPIOS DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS E FEDERAIS QUE PRECISAM SER MELHORES REMUNERADOS COM AUMENTO NO VALOR DE BOLSA OFERECIDA AOS ESTUDANTES. PROFª TELMA APARECIDA

  • Joca

    6 anos atrás

    Isso mesmo, parabéns aos professores tb! =)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido