Escola Estadual Djalma Octaviano, em Campinas, atingiu média 4,75 no Idesp de 2016 e chega quase à meta estadual para 2030

Da direita para a esquerda: Michael, Leila, Cláudia e Laura (Foto: Luciano Claudino/Código 19)

Na Escola Estadual Professor Djalma Octaviano, em Campinas, os alunos do Ensino Médio têm aprendido Matemática com truques de mágica. A ideia da professora Leila Graziela de Mendonça e Castro surgiu após uma formação em Portugal.

A mudança tem sido elogiada pela direção da escola e o projeto é, de acordo com o diretor Juvenil Alves do Nascimento, um dos motivos pelos quais a escola tem garantido bons índices em avaliações externas.

A escola, que faz parte do Programa Ensino Integral da Secretaria desde o ano de 2014, conquistou um avanço no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo). Em 2013, o índice era de 1,17 e, no ano passado, subiu para 4,75. A média já está próxima de 5, meta estipulada pelo Estado de São Paulo para o Ensino Médio no ano de 2030.

Até o ano passado, “circo matemática” era uma disciplina eletiva, que fazia parte da área diversificada e escolhida pelos estudantes, com encontros uma vez por semana. No ano letivo de 2017, a professora de matemática está inserindo, dentro das aulas da disciplina, as atividades circenses. As “apresentações” e orientações aos estudantes acontecerão à medida que o currículo previsto para o ano for desenvolvido.

Entre as situações de aprendizado propostas estão, por exemplo, truques de cartas com o sistema de numeração binária ou critérios de visibilidade a partir de um número. “A ideia é que possamos sempre estimular a curiosidade com os alunos. Matemática não é difícil e pode ser divertida”, comenta a professora Leila.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • telma aparecida santana liberti

    5 anos atrás

    ....e olha eu aqui depois de mais de 1 ano , lendo e comentando a mesma notícia :) Para 2019 estou procurando uma reportagem incentivadora sobre Matemática, as aulas de Informática este ano terá como tema ' A MATEMÁTICA É NOTÍCIA" com o uso das plataformas digitais Jornal Joca e Matific. Assunto não vai faltar, pois toda reportagem no Joca traz números que provam a importância e presença da Matemática em nossas vidas. Vamos lá! Acertar as contas e multiplicar aprendizagens.

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    7 anos atrás

    ...UMA AULA MÁGICA NA MEDIDA CERTA!!! PARABÉNS!!!! PROFª TELMA

  • Joca

    7 anos atrás

    Legal, não é, Telma?

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido