Parceria com Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo ensina técnicas de massagem torácica com ajuda de boneco reciclado; em 2015 outros 4 mil alunos participaram de oficina

Mais de 4 mil alunos da rede estadual vão aprender a salvar vidas. Em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), 80 escolas da capital participarão, em junho, de um mutirão de treinamento de emergência cardíaca durante o XXXVIII Congresso da especialidade. Serão ensinadas técnicas de ressuscitação cardiopulmonar e massagens torácicas com ajuda de um boneco reciclado, o “Guizinho”. Em 2015, a ação alcançou outros 4 mil jovens.

Todos os dias, cerca de 720 pessoas morrem no Brasil por doenças cardiovasculares. Pouca gente sabe que as chances de sobrevivência de um infartado são ampliadas em quatro vezes se o paciente estiver perto de alguém capaz de reconhecer os sintomas, pedir o socorro adequado e iniciar os procedimentos de massagem.

Para ampliar o número de pessoas capacitadas, a Sociedade criou um método alternativo de baixo-custo com auxílio de manequins reciclados. O Guizinho é feito de garrafa PET de 2 litros preenchida por jornal ou plástico e serve para simular o tórax. Embora simples, o material tem resistência para suportar um treinamento por 30 minutos e simular, com fidelidades, os procedimentos em casos reais.

Durante o primeiro bimestre desse ano, os alunos foram incentivados a elaborar os próprios bonecos que usarão nos exercícios. Para confeccionar os bonecos, médicos da Sociedade, professores de arte, de ciências e educadores da Escola da Família participaram do processo.

As oficinas foram incluídas nas atividades curriculares e trabalhadas de maneira interdisciplinar.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Sara Boaventura Dutto

    6 anos atrás

    que legal eles vão aprender a salvar vidas.

  • Margarete Ricciotti

    6 anos atrás

    Sim, Sara, muito bacana. Os primeiros socorros podem salvar uma vida! Obrigada por ler e acompanhar o Joca! ;-)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido