Foto: Getty Images.

Por Joanna Cataldo

Crianças falam sobre suas ações para fazer a diferença. Foto: Getty Images.

“Se você quer um mundo melhor, tem que começar a lutar por ele agora mesmo”, diz Guilherme S., de 10 anos. Ele é um dos 12 alunos do 4º ano do Colégio Santa Cecília, em Santos (SP), que participam de um grupo para debater ideias que “mudam o mundo”. Os estudantes se reúnem quase todos os dias, na hora do lanche, da saída ou da entrada, para discutirem ações que qualquer um pode fazer para beneficiar o planeta.

A criadora do projeto, Anna Luiza L., de 10 anos, diz que teve a ideia por acaso e logo resolveu convidar os amigos para colocar o plano em prática. “Um dia, eu estava pensando e cheguei à conclusão de que as crianças poderiam salvar o mundo. No dia seguinte, vi no livro de português uma tirinha que dizia que crianças iriam salvar o mundo. Então, comecei a chamar os meus amigos e fomos formando o grupo”, conta.

Em debate

Entre os principais assuntos debatidos pelos participantes estão temas ambientais, como sugestões para economizar água e tirar o lixo das ruas. “Na frente da minha casa há mais lixo do que gente”, brinca Anna.

Para a integrante Giulia M., de 9 anos, a contribuição começa quando as crianças resolvem conscientizar as pessoas e ajudar a melhorar o local onde moram. “Nós queremos cuidar do mundo: tirar a sujeira da praia, avisar as pessoas para jogar lixo no lixo, entre outras ações. Uma criança que ajuda o mundo já faz a sua parte. Milhões de crianças colaborando podem fazer muita diferença”, afirma.

Na hora em que as discussões começam, são os próprios participantes do grupinho que organizam a conversa. “Eles conseguem se organizar de forma muito respeitosa”, diz Denise Fernandes, coordenadora do 2º ao 5º ano da escola. “Não há um adulto fazendo a mediação. Eles mesmos dizem: ‘Você já falou, agora é a minha vez’. Estou muito orgulhosa desse projeto deles.”

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 122 do Joca. 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido