E m Pequim, capital da China, estudantes voltaram às aulas presenciais, no dia 11 de maio, equipados com uma pulseira eletrônica que mede a temperatura em tempo real e emite alerta em caso de febre, um dos sintomas da covid-19. A medida pretende evitar uma onda de contaminados pela doença dentro das escolas.

Os dados da temperatura dos alunos coletados pelo dispositivo são enviados para computadores da Secretaria Municipal de Educação e para um aplicativo instalado no celular dos pais ou responsáveis. Quando um aluno atinge 37ºC ou mais, os pais, professores e autoridades legais recebem uma notificação. Nenhuma outra informação pessoal é armazenada pelo dispositivo.

Estudantes rertornaram às aulas na China e várias medidas de proteção contra a covid-19 foram adotadas, como o uso de máscaras, álcool em gel e, especificamente em Pequim, pulseiras eletrônicas / #pracegover: sentados em sala de aula, alunos usam máscaras no rosto. Na carteira, pote de álcool gel. Foto: Getty Images

A principal vantagem da pulseira em relação a um termômetro comum é a praticidade. O professor não precisa interromper a aula para medir a temperatura dos alunos e tanto a secretaria municipal como os pais podem acompanhar tudo a distância. A tecnologia foi inspirada nas pulseiras e relógios digitais que monitoram batimentos cardíacos.

Outras medidas
Essa não a é única precaução que está sendo tomada nas escolas chinesas. Todos os alunos estão usando máscaras, respeitando a distância mínima recomendada entre eles (cerca de 1 metro) e lavando as mãos com frequência. Além disso, o número de alunos por sala diminuiu.

Na China, cerca de 31 milhões de estudantes voltaram às aulas nas escolas de ensino médio e quase 44 milhões nas de ensino fundamental. O jardim de infância retornou em apenas oito províncias (similares aos estados no Brasil). O país foi o primeiro afetado pelo novo coronavírus e as aulas presenciais foram interrompidas em janeiro.

Saiba mais sobre a tecnologia na pandemia na página 7.

Fontes: Estadão, G1 e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 150 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (10)

  • clarice

    2 anos atrás

    muito boa a reportagem

  • Cristina

    3 anos atrás

    Gostei da reportagem.

  • sigma.sul912_99

    3 anos atrás

    muito legal essa reportagem

  • adriano

    3 anos atrás

    oi

  • Polyana Branco

    3 anos atrás

    gostei

  • HELENA

    3 anos atrás

    é mto interesante eu gostei bastante das pulseras eletronicas

  • Daniel Levi

    3 anos atrás

    Também

  • Tatiana Prieto

    3 anos atrás

    "Gostei bastante" Maria Clara " Eu achei com bastante informação"Pedro "Importante", Estella "Gostei da Pulseira" Lucca First Grade - Colégio Brasil Canadá Leitura compartilhada - Zoom

  • Ana Carolina

    3 anos atrás

    QUE TOP AMEI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • jornaljocabcprof

    3 anos atrás

    Olá acabamos de ler a matéria compartilhando a tela do Zoom com os alunos, seguem alguns comentários: "Gostei bastante" Maria Clara - 6 anos, " Eu achei com bastante informação" Pedro - 6 anos, "Importante" Estella - 6 anos, "Gostei da pulseira", Lucca - 6 anos. Obrigada, First Grade do Colégio Brasil Canadá.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido