Crédito de imagem: krisanapong detraphiphat/Getty Images/reprodução

A estudante mineira Júlia Pimenta Ferreira, de 11 anos, ajudou a criar uma fórmula para calcular a raiz quadrada. A sugestão dada pela aluna para o professor de matemática Frederico Ferreira Tavares durante uma aula, em Belo Horizonte, fez com que o docente desenvolvesse um novo jeito de fazer o cálculo. 

A nova fórmula ganhou o nome de Regressão de Júlia e demorou quase um ano de estudos do professor para ser elaborada. A descoberta rendeu até uma reportagem em um dos principais veículos sobre o assunto no Brasil, a Revista do Professor de Matemática, da Sociedade Brasileira de Matemática. 

A Regressão de Júlia usa passos simples a partir de multiplicações até chegar a valores próximos. Um exemplo: para descobrir a raiz quadrada de 144, Júlia multiplicou 10 vezes 10, o que deu 100. Em seguida, ela somou o resultado (100) ao número que foi multiplicado (10) mais o próximo número (11), e o resultado foi 121. Na sequência, Júlia somou o resultado (121) ao sucessor do último número utilizado (11) mais o próximo número (12). O resultado da conta foi este: 121 + 11 + 12 = 144. Com isso, ela percebeu que a raiz quadrada era o último número que adicionava ao cálculo, ou seja, a raiz quadrada de 144 é 12. 

Em entrevista ao Joca, Júlia conta que a descoberta foi natural: “Foi algo que aconteceu na hora. Eu comecei a resolver os exercícios que o professor passou no quadro e, enquanto os fazia, percebi que estava vendo um padrão. Foi quando comecei a testar. Quando eu mostrei a ideia ao meu professor, ele achou algo incrível. Depois disso, ele pesquisou e me contou que ninguém nunca tinha tido essa ideia. Fiquei muito feliz com a novidade”.

Júlia diz que adora matemática e fica muito animada com o impacto que a nova fórmula pode ter para outros estudantes: “É um sentimento inexplicável saber que uma ideia sua pode ajudar muitas pessoas, ou seja, essa ideia não fica presa apenas comigo. Por isso também agradeço muito ao Fred, por ter me escutado e me levado a sério”, destacou a aluna. 

FONTES: G1, TERRA E REVISTA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido