Publicado na edição 231 do Joca
No dia 4 de outubro, Ailton Krenak (líder indígena, ambientalista e escritor brasileiro) lançou, em evento na Academia Mineira de Letras, seu primeiro livro infantil, Kuján e os Meninos Sabidos, ilustrado por Rita Carelli e publicado pela Companhia das Letras.
A obra, baseada nas crenças dos povos indígenas krenak, conta a história de Roti e Cati, meninos de uma aldeia que são os únicos a perceber que um kuján (tamanduá) trazido para a comunidade indígena é, na verdade, Marét-khamaknian, o criador do mundo disfarçado.
Em conversas com Marét-khamaknian, que, segundo as tradições dos krenak, partiu da Terra após criar o planeta e ensinar seus filhos a viver com sabedoria, Rotie Cati passam a aprender mais sobre questões que envolvem a humanidade.
“Eu tenho esperança de que as crianças que estão vindo ao mundo estejam chegando para salvá-lo”, declarou Krenak em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.
Membro da Academia Brasileira de Letras
Em 2023, Ailton Krenak foi eleito para a Academia Brasileira de Letras (ABL), tornando-se o primeiro autor indígena a ser homenageado com o reconhecimento. A ABL prestigia 40 escritores considerados os maiores representantes da produção literária e cultural brasileira, declarados “imortais” pela entidade. A ABL foi fundada em 1897 e teve Machado de Assis como primeiro presidente. Algumas das obras mais famosas de Krenak são Ideias Para Adiar o Fim do Mundo (2019), O Amanhã Não Está à Venda (2020) e Futuro Ancestral (2022).
FONTES: FOLHA DE S.PAULO, QUATRO CINCO UM, ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, PUBLICAÇÃO NO INSTAGRAM DE AILTON KRENAK E COMPANHIA DAS LETRAS.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 231 do jornal Joca.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.