O cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado, mais conhecido como Quino, morreu em 30 de setembro, aos 88 anos, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) — falta de circulação sanguínea ou derramamento de sangue em determinada área do cérebro, popularmente conhecido como derrame. Quino é o criador da personagem Mafalda, que completou 56 anos um dia antes da morte do desenhista.

A carreira de Quino foi dedicada a criar histórias que falam sobre as desigualdades e os problemas políticos da América Latina (principalmente da Argentina, onde ele morava). A influência que o trabalho dele exerceu na região e ao redor do mundo rendeu diversas honrarias a Quino, como o prêmio do Comitê Espanhol do Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef) por suas contribuições pela defesa dos direitos das crianças, em 2009, e a medalha de Oficial da Ordem das Artes e das Letras, oferecida pelo Ministério da Cultura da França, em 2012.

Mafalda
Personagem mais famosa de Quino, Mafalda teve sua primeira história publicada em 1964. Conhecida por não concordar com as injustiças sociais do mundo, a garota conquistou leitores por suas características marcantes, como a paixão por panqueca e pela banda britânica The Beatles (sucesso na época em que Mafalda foi criada), o ódio por sopa e os questionamentos sobre a humanidade.

Mafalda foi protagonista de mais de 2 mil tirinhas, veiculadas em jornais de diversos países, com tradução para mais de 30 idiomas. Histórias com ela foram publicadas por Quino até 1973, quando ele decidiu se dedicar mais a temas voltados à política. Mesmo assim, Mafalda continuou conhecida, com imagens reproduzidas em memes, cartazes políticos e até livros didáticos. A personagem ganhou seu próprio filme, em 1982.

Quino e sua mais famosa personagem, Mafalda, que teve a primeira história publicada em 1964 | #pracegover: em um escritório, Quino está sentado e uma estátua de Mafalda aparece em cima de uma mesa. A personagem está sentada em um banco, ao lado de uma versão menor dela mesma. Foto: Ricardo Ceppi/Getty Images

Fontes: Folha de S.Paulo, Jovem Pan, página oficial do Quino, página oficial do Drauzio Varella e Universo HQ.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 158 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • NINA YUMI OKADA AGUIAR

    6 meses atrás

    Nossa,eu desejo muita paz ao Quino.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido