Ixi! Você bateu no paywall! Isso quer dizer que você já acessou três conteúdos neste mês.Insira seu nome e e-mail para acessar mais duas reportagens gratuitamente. Assinante? Faça Login Voltar para a home Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca Selecione o plano que você deseja assinar abaixo: 12
O candidato à presidente, Eduardo Campos (PSB), morreu aos 49 anos em um acidente de avião em Santos (SP), no dia 13 de agosto. O jato particular Cessna 560XL saiu do Rio de Janeiro com sete pessoas a bordo e não houve sobreviventes. Os destroços atingiram várias casas e seis pessoas, mas todos passam bem. Além de Campos morreram os pilotos e membros de sua equipe. Chovia e ventava no momento da queda mas especialistas afirmam que só o mau tempo não justifica a queda de um avião tão moderno. Investigadores recolheram partes do avião para tentar explicar o acidente: falha técnica e falta de treinamento podem ter contribuído.
O que muda nas eleições
Campos era o terceiro colocado nas pesquisas para presidente. Foi deputado estadual, Secretário da Fazenda e ministro de Ciência e Tecnologia. Era neto de Miguel Arraes, ex-governador de Pernambuco (que morreu no mesmo dia, 13 de agosto de 2005) e também foi governador do estado por duas vezes, sendo reeleito em 2010 com 83% dos votos. O partido dele, PSB tem dez dias para registrar outro candidato à Presidência para substituir Eduardo Campos. Marina Silva, candidata a vice-presidente de Eduardo Campos, se confirmada para substituí-lo, pode atrair os indecisos. Sem Campos, Dilma pode ser fortalecer no Nordeste, onde há apoio ao governo de Lula e do PT. Eduardo Campos conquistava líderes empresariais, industriais e banqueiros que estão descontentes com a economia brasileira e agora podem votar em Aécio Neves.
Vida
Campos nasceu no Recife, era economista, casado com Renata e tinha cinco filhos, um deles com apenas seis meses. No seu aniversário de 49 anos, que foi no dia dos pais, os filhos gravaram um vídeo em sua homenagem: “Fico muito honrado de ver você cuidando do Brasil como cuida de sua família,” disse o primogênito.