Fenda está causando preocupação entre moradores da região do Vale da Fenda.

Uma rachadura na terra de 10 quilômetros de extensão e 15 metros de profundidade formou-se na região do Vale da Fenda, no Quênia. A fenda atingiu parte de uma estrada e obrigou várias famílias da área a abandonarem o local.

Agora, muitos cientistas estão discutindo as razões que levaram ao surgimento da fenda. Para alguns especialistas, a rachadura é a prova de que o continente africano irá, daqui a milhões de anos, se dividir em dois, como já aconteceu no passado.

De acordo com a Teoria da Deriva Continental, há aproximadamente 135 milhões de anos, a costa leste da América do Sul e a costa oeste da África formavam um único continente. Devido a processos que aconteceram no interior da Terra, o bloco foi, aos poucos, se separando, até formar dois continentes.

Segundo Victor Sacek, professor do departamento de geofísica da Universidade de São Paulo (USP), a rachadura no Quênia não indica que o continente está se dividindo, pois a fenda aparentemente não está relacionada com nenhuma atividade vulcânica ou que tenha acontecido no interior da Terra.

“Aparentemente, a formação dessa fenda ocorreu devido a fortes chuvas que levaram à erosão de uma camada de sedimentos e cinzas vulcânicas não consolidados”, disse Sacek. “A superfície da Terra é moldada não apenas por processos que ocorrem no interior do planeta, mas também por processos externos, como o clima”.

Fontes: Dicionário Michaelis, Galileu e BBC.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido