O que é o Talibã?
Grupo extremista que usa a própria interpretação da Sharia (a lei islâmica, ou seja, do islamismo, religião criada por Maomé) para governar. As imposições definidas pelos membros do Talibã são mais radicais do que as crenças e regras seguidas pela maioria dos muçulmanos. Exemplos de normas do Talibã ao chegar ao poder pela primeira vez, na década de 1990:

  • Meninas só podiam frequentar a escola até os 10 anos.
  • Proibição de filmes, livros e músicas ocidentais.
  • Todas as mulheres eram obrigadas a usar burca (espécie de túnica longa
    usada por algumas mulheres muçulmanas).
#pracegover: mulheres afegãs usam burcas azuis, em que o corpo inteiro fica coberto, exceto por uma rede que permite a visão na altura dos olhos. Foto: Paula Bronstein/Getty Images

Linha do tempo do Talibã

1978: o Partido Democrático Popular do Afeganistão (PDPA), apoiado pela União Soviética (URSS, que se dissolveu e deu a origem a países como a Rússia), dá um golpe militar e assume o poder. O grupo tentava fazer com que a Revolução Islâmica — movimento que acontecia no Irã e buscava resgatar valores do islamismo — não ocorresse no território afegão. Por isso, passou a proibir algumas práticas muçulmanas, como uso de roupas tradicionais da religião e construção de mesquitas (locais onde os muçulmanos rezam).

1979-1989: cada vez mais próximo da URSS, o PDPA passa a ocupar o Afeganistão. Entretanto, grupos rebeldes afegãos, financiados pelos Estados
Unidos, não facilitam o domínio soviético e, constantemente, enfrentam os adversários. O principal deles era o dos mujahedins, que estava insatisfeito com as restrições impostas à cultura muçulmana.

1989: a URSS se retira do Afeganistão. Começa um conflito interno entre os grupos rebeldes.

1994: o Talibã é formado. A maioria dos afegãos, cansados das restrições à prática do islamismo e dos confrontos que os mujahedins travavam no país, passa a encarar o grupo com bons olhos.

1995: o Talibã começa conquistar territórios importantes do Afeganistão, como a capital, Cabul, tomada no ano seguinte. Em 1998, o grupo já tinha o controle de 90% da nação.

2001

Setembro: no dia 11, membros do grupo terrorista Al-Qaeda sequestram quatro aviões e os lançam em direção a pontos importantes dos EUA, como as Torres Gêmeas, em Nova York — na época, os prédios mais altos do mundo. Cerca de 3 mil pessoas morrem nos atentados.

#pracegover: Torres Gêmeas, nos Estados Unidos, pegam fogo durante o atentado de 11 de setembro de 2001. Foto: Robert Giroux/Getty Images

Outubro: o Talibã é acusado de ajudar a AlQaeda, fornecendo áreas no Afeganistão para que o grupo realizasse treinamentos e outras atividades. Em 7 de outubro, tropas dos EUA e de aliados, como Reino Unido, invadem o território afegão Após confrontos, na primeira semana de dezembro, o Talibã é considerado derrotado. Muitos membros do grupo e da Al-Qaeda fogem do país.

A invasão do Afeganistão marca o início dos combates mais longos da história dos EUA. Nos últimos 20 anos, a nação e seus parceiros mantiveram tropas no país. Um dos principais objetivos era evitar que grupos terroristas, como o Talibã e a al-Qaeda, recuperassem o poder e controlassem o Afeganistão.

2006: o Talibã recupera forças e começa a atacar as tropas norte-americanas e aliadas no Afeganistão. Os conflitos seguem pelos anos seguintes.

2021: o presidente dos EUA, Joe Biden, compromete-se a retirar todas as tropas norteamericanas do Afeganistão. A retirada total estava prevista para acontecer até 11 de setembro de 2021, mas agora deve ocorrer até 31 de agosto. Nesse processo de saída dos EUA, em agosto, o Talibã volta a dominar o Afeganistão.

Fontes: Al Jazeera, BBC, History, Geopizza Podcast e G1.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 175 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • luisa

    2 anos atrás

    o que o taliba faz e orivel

  • maes

    2 anos atrás

    Acho isso injusto

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido