1959
A primeira tirinha de Mauricio de Sousa é publicada no jornal Folha da Tarde. Os personagens principais eram Franjinha e Bidu — na época, ainda cinza.

tirinha-Mauricio-de-Sousa-1959
#pracegover: a imagem mostra tirinha de 1959 com os personagens Bidu e Franjinha. Imagem: divulgação

1963
A Mônica aparece pela primeira vez, em uma tirinha do Cebolinha no jornal. Ela foi inspirada na filha do Mauricio de Sousa, que também andava com um coelho de pelúcia por todo lado.

primeira-aparicao-monica-1963
#pracegover: a imagem mostra a primeira aparição da Mônica, em preto e branco. Imagem: divulgação

1970
O primeiro gibi da Turma da Mônica é lançado. Na história, Cebolinha tenta convencer a amiga de que ela é daltônica (ou seja, não diferencia algumas cores). As histórias em quadrinhos seguem sendo publicadas e já venderam mais de um bilhão de exemplares.

1983
É lançada a primeira animação longa-metragem dos personagens, chamada A Princesa e o Robô. A turma é levada para uma aventura espacial ao estilo Guerra nas Estrelas. É possível assistir no canal da Turma da Mônica no YouTube: bit.ly/princesa-robo.

1993
Surge o parque temático da turma, na cidade de São Paulo. As atrações, incluem Montanha-russa do Astronauta e Pescaria do Chico Bento, além dos próprios personagens, que interagem com os visitantes. O endereço original mudou, mas ele segue sendo o maior parque coberto da América Latina.

2008
É a vez da Turma da Mônica Jovem. A série em quadrinhos, baseada nos mangás japoneses, traz a versão adolescente dos personagens. Atualmente, é ainda mais popular e vende mais gibis do que a linha tradicional de histórias.

2012
É publicado o primeiro volume da Graphic MSP, uma série com histórias mais complexas, escritas e desenhadas por outros artistas (não têm o traço do desenho de Mauricio de Sousa) e voltadas a um público mais adulto. A estreia foi com Astronauta Magnetar, uma ficção científica filosófica.

2013
Surgem no YouTube os vídeos Mônica Toy, de 30 segundos, com versões um pouco diferentes dos personagens. Por não haver diálogos, crianças do mundo inteiro conseguem entender as histórias, sem a barreira do idioma. A série é um sucesso na Rússia, por exemplo.

2019
Junho • Pela primeira vez, a Mauricio de Sousa Produções (MSP) lança um
filme com atores de verdade — e não em animação. Turma da Mônica: Laços é inspirado na história criada pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi para a série Graphic MSP. A continuação está prevista para ser lançada em 2021.

2019
Julho • É lançada Geração 12, uma série em quadrinhos de aventura da Turma da Mônica. Os personagens têm superpoderes e enfrentam vilões. Além disso, o Sansão, o famoso coelhinho da Mônica, ganha vida e a habilidade de falar.

Fontes: livro A História Que Não Está no Gibi, site oficial da Turma da Mônica e Superinteressante

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 160 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Joaquim Giannella

    2 anos atrás

    eu adoro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • MayaRodrigues

    3 anos atrás

    eu amo a Turma da Mônica!!!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido