Foto: Kevin Mazur via WireImage.

O projeto Jovem Repórter, da plataforma de leitura digital Árvore de Livros, chegou ao fim e elegeu os grandes vencedores na categoria melhor reportagem, voltada para alunos do ensino fundamental II.

O objetivo do concurso foi estimular estudantes a produzirem jornais e matérias a partir de textos jornalísticos disponíveis para quem é cadastrado na Árvore de Livros.

A reportagem a seguir foi escrita por Camila Gomiero, Julia Delpasso e Júlia Rios.

______________________________________________

The Beatles foi uma banda de rock britânica, formada em 1960. Foto: Wikipedia.

A música é uma forma de expressar os sentimentos e, muitas vezes, desligar-se do mundo por um tempo e ir para um lugar melhor, um lugar onde é possível relaxar e até compreender coisas tidas como impossíveis.

Nessa reportagem, além de homenagearemos Michael Jackson e Elvis Presley, dois grandes músicos que marcaram a história, também apresentaremos uma entrevista com Júlia de Jesus Delpasso, uma adolescente que sonha em ser cantora.

Contudo, primeiramente, vamos conferir a trajetória da música!

Ao longo do tempo, o ser humano modificou seu modo de registrar a música. Nos anos 50, arqueólogos descobriram em Ugarit, placas com escritas cuneiformes, que continham a mais antiga notação musical da história, de mais de 3.400 anos. A canção, um hino de tributo à deusa Nikkal, foi traduzida pelo arqueologista Dr. Richard Dumbrill.

É difícil saber qual foi o primeiríssimo videoclipe, mas dá para dizer que os Beatles foram os pioneiros em usar essa forma de mesclar cinema e música. O diretor Richard Lester pode ser considerado o “paizão dos videoclipes” pelo tratamento cinematográfico bem maluco que preparou como pano de fundo para as canções presentes nos filmes A Hard Day’s Night (1964) e Help! (1965).

A verdadeira explosão da “música com imagem” só aconteceu com o surgimento da Music TeleVision, a MTV americana, em 1981. A emissora impulsionou a produção dos pequenos filmes naquela que ficou conhecida como a “década do videoclipe”.

Veja agora a história de alguns músicos que marcaram e ainda marcam gerações:

 Elvis Presley

Foto: Wikipedia.

Elvis Presley nasceu 08 de janeiro de 1935 em East Tupelo, Mississipi, EUA. Considerado o maior ídolo de Rock’n Roll mundial, foi chamado de “Rei do Rock”. Entre suas músicas destacam-se: That’s All Rigt, Love Me Tender, It’s Now or Never e Kiss Me Quick. Em 1954, Elvis gravou seu primeiro disco, um compacto com as músicas “That’s all right” e “Blue Moom of Kentucky”.

Suas apresentações encantavam as plateias. No dia 2 de outubro fez sua primeira apresentação fora de seu estado, em Atlanta. No dia 21 de junho de 1977, Elvis Presley fez seu último show em Los Angeles. No dia 16 de agosto Elvis Presley morreu vítima de um ataque cardíaco.

 Michael Jackson

Foto: Kevin Mazur via WireImage.

Michael Jackson (1958-2009) foi um cantor, compositor e dançarino norte-americano. Um dos maiores artistas do showbiz mundial. Recebeu o título de “Rei do Pop”. O cantor nasceu em Indiana, Estados Unidos, no dia 29 de agosto de 1958. Sua primeira aparição na mídia foi em 1964 quando se apresentou ao lado de seus irmãos: Jackie, Tito, Jermaine e Marlon, que formavam o “The Jackson Five”. Michael Jackson faleceu em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos, no dia 25 de junho de 2009.

Entrevista

A música é uma influência na vida dos jovens desde muito cedo, e cada vez mais os jovens estão mudando o mundo através da música. Confira a entrevista de Julia de Jesus Delpasso, uma adolescente de 12 anos, que tem o sonho de ser cantora:

O que você sente quando está cantando?
“As sensações são diferentes dependendo das músicas, pois cada música tem uma melodia diferente e as melodias expressam seus sentimentos. ”

No futuro você deseja seguir carreira de cantora, por quê?
“Sim, pois eu amo cantar e me sinto muito bem fazendo isso. ”

Quais são os cantores que te inspiram?
“Michael Jackson, Freddie Mercury, Beyoncé, Britney Spears, Madonna, Camila Cabello, The Beatles, AC DC, Led Zeppelin, Amy Winehouse. ”

Qual é seu videoclipe favorito?
“Black or White (Michael Jackson)”

Qual seu estilo de música preferido?
“Rock’n Roll”. 

Artigo publicado na edição 122 do Jornal Joca. 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido